O tour da criatividade começa por Minas

Depois de um hiato de dois anos, por conta da pandemia, o Cannes Lions Roadshow volta a acontecer no Brasil. Trata-se de uma série de apresentações pelo Brasil sobre as tendências e insights gerados no maior festival de criatividade do mundo: o Cannes Lions Festival, que voltou a ser realizado presencialmente este ano, em junho, na cidade de Cannes, no sul da França.
Foi a 68ª edição desse festival, que atrai o melhor da criatividade internacional, numa premiação que, este ano, apresentou trabalhos de 87 países. O Cannes Lions Roadshow levará à comunidade criativa do Brasil um resumo do que melhor aconteceu no festival da França, apresentando cases vencedores e as tendências discutidas.
E essa discussão pós festival é mais do que pertinente porque a criatividade brasileira é um ativo reconhecido internacionalmente, tendo nosso país a 3ª posição entre os países com melhor performance no festival, perdendo apenas para os EUA e o Reino Unido.
Este ano, 7 cidades receberão as apresentações presenciais. E, mais uma vez, Belo Horizonte, terá a primazia de iniciar o tour da criatividade, abrindo o roadshow, no próximo 14/9, no auditório da FIEMG, às 9h00, com inscrições gratuitas. A organização é do Sinapro MG, juntamente com a Fenapro. Depois de BH, Recife (20/9), Fortaleza (21/9), Natal (8/11), Vitória (10/11), Salvador e Cuiabá (datas a definir) receberão o evento, que deverá reunir gestores de agências de comunicação, profissionais e estudantes ligados à indústria criativa. Não à toa Minas é pioneira em iniciativas criativas.
O Estado tem se destacado na área da inovação e empreendedorismo, abrigando startups de todos os tipos. E eu terei, mais uma vez, a honra de apresentar os cases e os insights do Cannes Lions. Tenho sido assíduo no festival há mais de 20 anos, onde fui palestrante em duas edições.
Compartilhar esse conhecimento e poder discutir as tendências com lideranças regionais da comunicação é sempre um prazer. E, além do retorno às apresentações presenciais, há uma outra característica especial do Cannes Lions Roadshow deste ano: a força ESG (Environmental/ Ambiental; Social; Governança). Nada menos de 90% dos cases vencedores de Grand Prix este ano tiveram uma pegada ESG, seja pelo lado ambiental (E) ou social (S) ou de ética e transparência de governança (G).
Para mim, que decidi abraçar profissionalmente essa nova causa, é ainda mais gratificante apresentar exemplos internacionais de alta criatividade, alinhados aos princípios ESG. É a constatação de que é possível para as empresas, sim, continuar objetivando o lucro, mola propulsora dos negócios, sem, porém, deixar de pensar nas pessoas e no planeta. E assim, o Cannes Lions se mantém firme como a meca da criatividade (como sempre), mas também como palco de discussão de questões super importantes para o futuro da humanidade, tais como: Pacto Global, ODS, aquecimento global, diversidade, equidade e inclusão, luta contra qualquer tipo de racismo e intolerância, uso criativo de recursos naturais e preservação do meio ambiente.
É o capitalismo consciente fincando suas raízes mundo afora. Espero encontrar as lideranças criativas de Minas no dia 14/9, na FIEMG, para discutir essas importantes questões. Nos vemos lá!
Ouça a rádio de Minas