Os ODS da ONU e os negócios das empresas

Bruno Tacon*
Atualmente estamos sendo bombardeados por notícias negativas, desastres “naturais”, crises econômicas e sociais em todos os cantos do mundo. Há uma grande alteração naquilo que achávamos “normal” e, cada vez mais, sabemos que grande parte disso é reflexo de nossas ações, que não consideravam a sustentabilidade como parte do direcionamento estratégico.
Mas, como é possível mudar esse cenário? Por onde começar? Qual é o cenário ideal e atingível?
Muitas vezes ouvimos que é impossível mudar o mundo sozinho, e realmente não há como somente uma pessoa ou empresa alterar o status quo. Porém, não precisamos fazer isso sozinhos. Tudo começa com um simples conceito “Pensar Globalmente, Agir Localmente” do inglês “Think Globally, Act Locally”. Essa foi a premissa para que uma espécie de “guia” ou “lista de tarefas”, transcritas através de objetivos, fosse criada por cientistas e líderes de todo o mundo, trazendo uma oportunidade sem precedentes de unir o mundo para melhorar a vida das pessoas em todos os lugares, sem deixar ninguém para trás.
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Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela agenda 2030 da ONU, envolvem 169 metas que precisamos atingir até 2030 para termos sucesso enquanto seres humanos. Esses 17 ODS são a forma de entendermos o que o mundo precisa que façamos para que possamos agir em nosso raio de influência, sem precisar mudar o mundo.
As 5 etapas que as organizações precisam executar para conquistarmos um mundo mais equilibrado e justo serão apresentadas e debatidas durante minha palestra Relação dos ODS com as estratégias de negócios das empresas, no evento TQA Day-Total Quality Assured, que a Intertek Brasil realizará, dia 11 de março, no WTC, em São Paulo.
*Engenheiro ambiental, diretor-técnico (CPO) do Grupo Equatos e presidente do Instituto Nova Maré – INMAR
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