Os persistentes têm mais sucesso
Se tem algo que toda e qualquer empresa busca são profissionais diferenciados. Aqueles que entregam seus resultados e conseguem assumir o máximo de tarefas, em variadas disciplinas. É o que chamamos de “talento”, ou seja, aquele que se diferencia em meio a muitos outros colaboradores. Especialmente no momento em que as organizações buscam obter mais resultado, com menos pessoas, maior aplicação de tecnologia e um ambiente diverso, com pessoas de perfis variados. Se adaptar aos diversos contextos tem sido cada vez mais fundamental e, por isso, não basta apenas ter talento no que se faz.
Perseverança é a atitude dos profissionais de sucesso. A palavra vem do latim perseverantia, que é o mesmo que determinação persistente. Quem tem perseverança, tem constância e aplica esse conceito tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional para alcançar seus sonhos, metas e objetivos. A palavra no grego se escreve proskartereo, que significa “dar continuidade a uma ação após intenso esforço”.
Certa vez o esportista Usain Bolt disse a seguinte frase: “Eu treinei quatro anos para correr 9 segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e desiste”. Mas e você, desiste no primeiro obstáculo, ou busca com garra, alcançar seus objetivos? A perseverança usualmente está conectada à sua determinação. É estar firme e constante em um propósito. Sendo assim, perseverar não é apenas persistir. É ser coerente com seu projeto de vida. Por isso é tão importante você buscar seu autoconhecimento, para conhecer quais são suas competências e habilidades e em que você ainda precisa melhorar.
Construir uma carreira exitosa depende primeiramente de você; por isso ter protagonismo e assumir o controle de sua vida são de vital importância. Ao longo de nossa trajetória profissional, iremos nos deparar com adversidades, pessoas complexas e problemas no dia a dia. Tudo isso vai nos moldando e trazendo maior maturidade emocional. Por isso, antes de desistir no primeiro desafio, pense quais aprendizados você pode obter perseverando.
Em meio à nossa corrida e intensa agenda, vários são os compromissos e demandas dos quais precisamos dar conta; não é verdade? E claro, nem sempre teremos dias fáceis ou agradáveis, mas superando e com um olhar positivo, vamos construindo uma vida com leveza. Você sabia que são os seus propósitos que te motivam? Acordar diariamente e encarar os desafios apenas com o objetivo de pagar as contas não são o suficiente para dar a motivação que você precisa para viver. E com a pandemia da Covid-19 mais do que nunca temos visto quão importante é viver com sabedoria e propósito.
São os propósitos que dão sentido à vida, trazendo os objetivos e sonhos à tona. E neste sentido, temos a motivação = ou seja, motivo + ação. Logo, podemos perceber a importância da atitude. A busca pelo sucesso nos trouxe um mercado altamente competitivo e faz com que tenhamos que nos diferenciar dos demais para alcançá-lo. E como sabemos, a palavra sucesso pode ter variadas interpretações, a depender do que cada um busca, mas a palavra-chave na jornada pelo sucesso é a atitude.
Aqueles que desejam bons resultados e querem alcançar o sucesso têm que se preocupar em desenvolver habilidades, dentre elas ser proativo, ousado, determinado, ter atitude, além de várias outras competências.
Cada vez mais o mercado procura profissionais capazes de inovar, de tomar a frente e aceitar novas responsabilidades e desafios; que fazem a real diferença, seja na proposição de novos caminhos, no questionamento do status quo ou na entrega dos resultados preestabelecidos. Mas, de nada adianta querer, se não agir.
Não basta planejar, é preciso realizar ações para ter resultados concretos. Sendo assim, ter atitude faz diferença na nossa vida. Essa competência comportamental é imprescindível, pois é ela que nos leva à ação, nos motiva e provoca mudanças. É importante que você se lembre que atitude não pode ser terceirizada, sendo de sua total responsabilidade.
Quer algo? Faça acontecer. Quer mudar? Planeje e mude. Sobretudo, aja positivamente. Os profissionais de atitude são exatamente os que ganham visibilidade dentro das empresas e, usualmente, os que são promovidos. E, você, tem atitude? Saiba que a persistência é um dos ingredientes para que você ganhe relevância no mundo corporativo. Como disse Charles Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito”.
Ouça a rádio de Minas