Os primeiros 62 anos de nossa vida…

Chegar à fase idosa da vida já foi considerado o fim da linha para muitas pessoas e instituições. Felizmente, essa concepção vem mudando e hoje a “juventude prateada” está cada vez mais presente no mercado, seja como profissional, como empresa ou instituição. A CDL-BH faz parte do grupo de entidades “sessentonas” que seguem na ativa, cheias de planos e vontade de fazer acontecer. Nesse mês de junho, completamos 62 anos com o olhar voltado para o futuro, mas sem nos esquecermos do passado que nos trouxe até aqui.
Ao longo dessas seis décadas de vida, vimos o comércio da Capital passar de tímido, e quase bucólico, a uma potência econômica que gera 72% do PIB da cidade e emprega mais de um milhão de pessoas. Resistimos à tragédia da pandemia e também vimos chegar a tecnologia, o e-commerce, as novas formas de pagamento e os novos comportamentos de consumo.
Como uma boa “pessoa idosa” do século 21, não pretendemos ficar parados no tempo e temos planos e projetos que nos desafiam diariamente. Recentemente, lançamos, em parceria com o governo do Estado e a TSX Invest, a InvestBH, a primeira agência de atração de investimentos que vai buscar novos empreendedores para a cidade e estimular aqueles que já existem a expandir seus negócios.
Nosso foco principal é o comércio. Ele é a nossa razão de existir. Por isso, nos esforçamos diariamente para apresentar soluções que, de fato, ajudem os lojistas e prestadores de serviços na redução de custos, na representatividade junto aos poderes públicos, acesso às linhas de crédito, capacitação e inovação de seus negócios. Outro público-alvo do nosso trabalho são os microempreendedores individuais. Somente na Capital são 336 mil e 210 mil na região metropolitana. Para atender a esses empreendedores, criamos, em parceria com o Sebrae Minas, o SOU MEI, um conjunto de ações e soluções a preço acessível.
Queremos oferecer maior competitividade aos microempreendedores, que poderão ampliar seus negócios ou investir para crescer no mercado. Entre outros benefícios, o SOU MEI contempla assessoria jurídica, institucional, consultorias, certificado digital e capacitação por meio de palestras e workshops.
Aproveitamos nossa experiência adquirida ao longo da vida para firmar parcerias com grandes instituições e, assim, oferecer aos lojistas soluções como redução das contas de energia e telefonia móvel, certificação digital gratuita, planos de saúde empresariais, acesso a vales refeição e alimentação, entre outros benefícios.
Tom Jobim dizia que “é impossível ser feliz sozinho”. Eu costumo dizer que é também impossível crescer e se fortalecer sozinho. A CDL-BH não alcançou essa força atuando de forma isolada. Além da entrega e dedicação de todos os seus funcionários e da diretoria, a constante busca por parceria com outras entidades representativas e de apoio, como o Sebrae Minas, por exemplo, é essencial para que a entidade se fortaleça. Nos empenhamos para estreitar laços com os poderes públicos. Estamos sempre atentos ao que acontece em todas as esferas do poder público. Somos grandes parceiros das polícias Civil, Militar e Guarda Municipal. Vivemos a era da cooperação, da colaboração. E a empresa ou entidade que não entender que este é o caminho a seguir, infelizmente, não conseguirá sobreviver aos desafios do século XXI.
Como disse no início deste artigo, os “novos idosos” são a promessa de um mercado movimentado, experiente e cheio de sabedoria. E a CDL-BH está em sintonia com estes novos tempos. Queremos seguir com o mesmo entusiasmo e dedicação dos fundadores do Clube de Dirigentes Lojistas que, em 1960, deram início ao projeto e ao sonho que estamos transformando em realidade: um comércio fortalecido, próspero e com responsabilidade social. O que vivemos até aqui foi só o começo. Os primeiros 62 anos do resto de nossas vidas.
Ouça a rádio de Minas