Opinião

Pacto de paz e solidariedade pelo Brasil

Pacto de paz e solidariedade pelo Brasil
"Troco Solidário" vai apoiar 36 ONGs de diversos estados brasileiro | Crédito: Freepik

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil – ADCE -Uniapac/Brasil, entidade que chega este ano ao seu 60º aniversário de fundação, atua na propagação e defesa da ética e dos valores cristãos. É com foco nestas crenças que a entidade acaba de divulgar carta de posicionamento perante a opinião pública brasileira acerca do conturbado momento pelo qual passa o País, agravado pela pandemia da Covid-19 e seus impactos dramáticos nos campos da política, economia, política e social. 

Com aprovação unânime e consensual dos nossos mais de três mil associados, localizados nas mais diversas regiões do País, o manifesto adverte para a necessidade urgente de frear e buscar a reversão do quadro atual, que a todos preocupa. Esta, entendemos, é também demanda e aspiração da sociedade brasileira penalizada por milhares de mortes, por forte desaquecimento da economia e, via de consequência, o agravamento das mazelas sociais que pesam sobre o Brasil há várias décadas: desigualdade social, baixa qualidade da educação, pobreza e fome, tudo potencializado pelo desemprego e subemprego. É um cenário inaceitável e desafiador!

Felizmente, há luz no fim do túnel e ela se tornará cada vez mais brilhante se formos capazes de trilhar caminhos que nos levem à pacificação do País. Assim, em nossa Carta à sociedade brasileira, clamamos pelo resgate do diálogo, equilíbrio, respeito, tolerância à diferença, aceitação e valorização da diversidade e da pluralidade. O Brasil e os brasileiros são universalmente reconhecidos como um país e um povo alegres e acolhedores. O sectarismo, a animosidade, o rancor e o ódio não honram o perfil e a formação pacifista do brasileiro.

Clamamos igualmente, aos líderes de todos os setores da sociedade, para que atuem sempre pautados pela moralidade, ética, humildade e altruísmo; que busquem sempre, com convicção, o bem comum e promovam a dignidade das pessoas. É preciso prosseguir e avançar, com firmeza, no combate à corrupção e repudiar, de pronto, qualquer tentativa ou ato de desonestidade. Aos homens públicos das três esferas de poder, dos três níveis de governo, rogamos para que implementem as reformas estruturais indispensáveis para assegurar a modernização do Estado brasileiro, de forma a torná-lo eficiente e apto a cumprir sua missão de animar a economia e entregar à população serviços essenciais de qualidade. Também defendemos que os privilégios desproporcionais, presentes nos salários e benefícios dos cargos públicos, o excesso de gastos e os desperdícios sejam eliminados em favor do rigor e equilíbrio das contas públicas, de forma a propiciar igualdade entre brasileiros dos setores público e privado. Para garantir melhor qualidade de vida e oportunidades para todos os brasileiros, o Estado deve promover ambiente de confiança, favorável ao investimento, produção e trabalho.

Aos líderes políticos, alertamos para a necessidade urgente de que cuidem do interesse coletivo, implantem políticas públicas com ênfase na educação e saúde. E, fundamental, que o façam com o mesmo empenho com que se dedicam às disputas partidárias eleitorais e à defesa de interesses particulares e corporativos. Destes, devem abster-se.

Aos empresários e empreendedores, clamamos para que assegurem – às pessoas e ao meio ambiente – a mesma atenção que conferem às finanças de suas empresas e ao lucro; clamamos, igualmente, a que atuem com plena conformidade, produzam bens e serviços necessários e úteis à sociedade, criem o bom trabalho e produzam riqueza de forma sustentável e a distribuam de maneira justa. Aos líderes religiosos, a ADCE-Uniapac/Brasil prega que sejam firmes na divulgação e aplicação dos verdadeiros valores humanos, critérios seguros do discernimento, que ajudem as comunidades a trilhar o caminho do entendimento, do amor e da união, que abasteçam de coragem e ânimo a todas as pessoas com as quais interagem.

No encerramento do nosso manifesto, exortamos os cidadãos para que cuidem de suas famílias, células-mãe da sociedade, revigorem o espírito cívico, exerçam a liberdade com responsabilidade, ajudem a amenizar e vencer a pandemia, tomem a vacina, sejam zelosos no cumprimento das medidas sanitárias, e sejam criteriosos e cuidadosos na análise e multiplicação das notícias e mensagens nas redes sociais. Nossa aspiração maior é a de que a paz volte a reinar em nossas almas, que a esperança no presente e no futuro renasça em nossos corações e que o otimismo nos anime a todos. Temos pela frente um enorme abismo social que pode ser superado em paz e com muito trabalho, competência, determinação e solidariedade. O desafio é tão grande quanto deve e precisa ser a nossa fé e coragem!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas