Opinião

Para que haja luz

Para que haja luz
Crédito: Adobe Stock

É possível supor o que passou pela cabeça de nossos ancestrais, há cerca de 60 mil anos, quando decidiram sair da África em direção ao desconhecido. Foi tudo por causa de uma dúvida: O que há além da montanha? Na história da humanidade, a curiosidade sempre foi a mola propulsora das mudanças. Foi o que levou o astrônomo polonês Nicolau Copérnico a propor que o Sol estaria no centro do universo. “E se for a Terra que gira? Por que nós temos que ser o centro sempre?” Essas foram questões muito importantes que mudaram a nossa concepção de mundo e geraram avanços científicos até então sem precedentes. Foi o primeiro passo para que satélites fossem lançados ao espaço e o homem pisasse na Lua.

Mas você já percebeu que, historicamente, a humanidade passa por momentos de altos e baixos? Como se para que exista luz, necessariamente tenha que se superar períodos sombrios. Nos encontramos em períodos difíceis: um vírus assola o planeta e intensifica problemas que já conhecemos como desigualdade, pobreza e fome. Além disso, em uma velocidade exorbitante, a nossa realidade sofre mudanças, muitas vezes sem tempo para ser compreendida. Diante de tantas informações a todo tempo, o sentimento de angústia, medo e incerteza é popular e frequente.

Com tantas transformações, é importante acompanhar esses desdobramentos com curiosidade, interesse e provocações. A ciência veio para nos mostrar que onde há determinação em investigar, há soluções possíveis. O desconhecido pode gerar medo, mas a vida exige: “Ouse Saber”.

Para períodos sombrios, o desejo de mudança. Além da luz, um propósito para se chegar a um conhecimento que possa ser democrático, coletivo e transformador. Somente a curiosidade, a dúvida, pode movimentar o homem e tirar o mundo da escuridão.

Para tentar contribuir com este cenário, o TEDxBeloHorizonte faz um convite: para que cada um possa vencer as incertezas e explorar os novos mundos que surgem hoje e agora. Para mostrar que o conhecimento científico e a curiosidade são ferramentas que, de fato, transformam o mundo em um lugar melhor.

Queremos trazer para a sociedade um debate amplo com participação genuína e construtiva para mudanças necessárias em todas as áreas de conhecimento. Não há mudanças da realidade, não há caminhos construídos sem o envolvimento e o engajamento de cada cidadão. O que precisamos é que as nossas escutas sejam canais para empreender e dar respostas positivas aos desafios que o mundo exige.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas