Opinião

Perdão

Perdão

Eliani Piotto*

O que é o perdão?

Como podemos entender essa palavra tão pequena, mas que carrega em si um conceito tão profundo? Que nos faz tão bem, embora não o não utilizamos dele para termos bem-estar?

Perdão, expressão espiritual da verdadeira compreensão da vida.

Escolha que nasce na mente e se fortalece no coração.

Reencontrar o caminho da Paz, a grande busca do Ser.

Desbloquear sentimentos de uma aceitação submissa.

O perdão que cura é fruto de um processo contínuo de transformação,

Assim transformamos o mal no bem, dentro de nós.

Requer desfazer de todo o campo de dor que criamos e sustentamos ao longo da vida.

Como desculpar o outro que tão cruelmente dilacerou o nosso coração?

Nossa ideia do que vem a ser perdoar está ligada a uma aceitação submissa daquilo que recebemos do outro e que nos machucou.

É literalmente deixar para lá. Mas isso nos coloca no campo da indiferença, que está muito longe de ser a verdadeira proposta de perdoar.

Esse perdão que cura é fruto de um trabalho de transformação do sentir. É modificar a maneira como assimilamos o que vem do outro.

É não registrar mais em nós as palavras e atitudes do outro como ofensa, produzindo assim a raiva, a mágoa, o melindre, o ressentimento, a culpa, enfim, todos esses sentimentos filhos do orgulho e do egoísmo.

É a expressão espiritual da verdadeira compreensão da vida.

Por que então temos tanta dificuldade em perdoar?

Infelizmente, ainda não acreditamos na sua ação abençoada, pois para isso, precisamos realmente transformar os valores negativos que nos comandam e adulteram nossa percepção do sentimento que vem do outro. Sempre levamos para o lado pessoal, vítimas do nosso orgulho, que quando feridos pode nos levar à loucura.

A paz é a grande busca do ser, o aspecto mais profundo do nosso caminhar. Vamos lembrar do nosso Senhor quando, em meio à dor na cruz, pede ao Pai que nos perdoe por não saber o que estávamos fazendo. Nesse grandioso momento Jesus nos mostra que só o perdão é capaz de nos aproximar do amor e da paz.

Utilize a técnica Ho`oponopono*, no caminhar do perdão.

Eu sinto muito; Me perdoe; Eu te amo; Muito obrigada.

Lembremos sempre que o maior perdão de Deus para conosco, na sua bondade infinita, é a oportunidade da vida. Assim, que façamos da nossa existência um grande ato de perdão.

*O Ho’oponopono é um método de perdão maravilhoso profundamente enraizado no belo espírito da cultura havaiana. É um processo de limpeza interna; é uma desintoxicação de energias negativas que afetam nossos resultados e impactam nossa vida. Tem o poder de reparar ou corrigir um erro que nasceu por meio de nossos pensamentos e sentimentos. É um exercício de resolução de problemas, de arrependimento, de perdão e de transmutação. É mágico!

Quando eliminamos nossos sentimentos negativos e desenvenenamos nosso interior das mazelas emocionais que nos adoecem, evoluímos na escala de níveis de consciência aumentando assim nossos hertz emocionais.

Livro “Emoções e suas frequências – Salto quântico para o equilíbrio”, autora Montijo, Cida – Editora Literarte/SP

* Pós-graduada em Matemática, Perita Avaliadora Judicial, Terapeuta Integrativa, Consteladora Sistêmica, Apométrica, Consteladora de Sonhos, Consteladora de Pets, Imóveis e Jurídica, co-autora do livro Felicidade em Movimento (Editora IMF)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas