Opinião

Por um varejo mais forte

Por um varejo mais forte
Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

A civilização fenícia foi uma cultura comercial marítima empreendedora, que se espalhou por todo o mar Mediterrâneo, durante o período compreendido entre 1.500 a.C. a 300 a.C.

Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação, destacando-se, também, por terem se tornado os maiores navegadores da Antiguidade. Qualquer porto onde as magníficas naus fenícias atracassem, logo se transformava em fervilhante mercado.

E é assim, inspirada nessa milenar história, que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) percorre sua trajetória há 49 anos. Somos como um grande barco varejista, que se mantém vivo e forte, há quase meio século, conduzindo um movimento pujante, chamado movimento lojista mineiro.

Os setores de comércio e serviços são um dos segmentos mais propulsores do desenvolvimento econômico, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o País. Prova disso, é que a FCDL-MG representa, atualmente, 206 CDLs e dá voz a mais de 60 mil associados, que correspondem, por sua vez, a aproximadamente 6% do PIB estadual e geram cerca de 400 mil postos de trabalho.

E representar uma fatia tão importante da cadeia produtiva do Brasil, não é tarefa fácil. Sendo assim, nossa trajetória tem sido construída por inúmeros desafios e lutas diárias, mas também por conquistas e aprendizados. Com união e dedicação, vamos seguindo “mar adentro”, norteados pelos princípios associativistas.

Por isso, durante essa jornada, procuramos, constantemente, ampliar nossa atuação junto ao poder público, nos âmbitos federal, estadual e municipal, conquistando credibilidade e apoio político, que se convertem em um espaço adequado para o trabalho desenvolvido pelas CDLs junto aos seus associados.

Hoje, a visibilidade e a representatividade da FCDL-MG perante todos os setores da economia mineira são pilares edificados. Porém, sabemos que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados e trabalhos a serem executados.

Por maior que seja a tarefa, a disposição da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais é de não medir esforços para atingir as metas e tornar o varejo cada vez mais forte. O caminho está traçado, o rumo está definido e os empresários mineiros sabem que podem contar sempre com o apoio da FCDL-MG. Tem sido assim em quase meio século de atuação, e assim permanecerá por outros tantos anos que estão por vir.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas