Posse na ACMinas

A chapa única ”Aguinaldo Diniz – segundo tempo” acaba de assumir a responsabilidade de conduzir os destinos da centenária Associação Comercial e Empresarial de Minas, com mandato compreendido entre 2021 e 2022. Todos nós temos consciência da grandeza dessa missão em face da grandeza da própria instituição, mas, principalmente, em face do quanto realizou a gestão capitaneada por Aguinaldo Diniz.
Nesta linha, a primeira das propostas que pretendemos implementar está no “Projeto Pauta Comum”, abrangendo três itens, para o que iremos buscar entre as parcerias entre as instituições-pares. A segunda consiste na criação de um “pregão invertido”, que propicie aos associados um banco de fornecedores, instrumento capaz de identificar os melhores preços. O terceiro será o “ouvir e ser ouvido”, dando voz aos associados.
E, com o quarto projeto, pretendemos redobrar esforços em favor do chamado “revogaço mineiro”, eliminando os empecilhos que oneram as empresas, os cidadãos e a sociedade como um todo. Já o quinto consiste em efetivar convênios, em âmbito judiciário, capazes de aproximar devedores e credores em acordos, para o que poderá em muito difundir o instituto da arbitragem no plano empresarial. Para isto, aliás, dispomos de uma Câmara de Conciliação já com larga experiência na celebração de acordos. Finalmente, o sexto item refere-se ao rejuvenescimento e revitalização dos centros urbanos, por meio de convênios no sentido de restaurar e revitalizar o centro antigo da Capital, dando-lhe vida e dinamismo.
Pretendemos, ainda, trabalhar em favor da consolidação de Belo Horizonte como centro internacional reconhecido, estabelecendo mundo afora uma rede de embaixadores das Minas Gerais e aqui recebendo empresas e empresários em busca de oportunidades reais para investir. Outro ponto é o de retomar um antigo e vitorioso projeto, o do Café Parlamentar, tribuna da qual o empresariado mineiro poderá voltar a expressar suas opiniões e sugestões no sentido de se construir um Brasil vocacionado para o futuro, justo e leal para com os seus cidadãos e, particularmente, para com os empresários. Desta tribuna trataremos não só os problemas cotidianos que afligem nosso mundo corporativo, mas também, ir muito além: precisamos pensar, e muito, sobre as inúmeras, indispensáveis e urgentes reformas: a tributária, a administrativa, a orçamentária, a política e a dos Poderes, assim como, enfim, da mãe de todas elas: a reforma constitucional. Mas não apenas as trataremos. Queremos, definitivamente, contribuir para que elas se efetivem e delas participar.
Ouça a rádio de Minas