Post it – no frigir dos ovos…

Epiphânio Camillo*
“Maia diz que Câmara vota hoje auxílio a estados sem alterações (O Antagonista)”
Naquilo que tem real importância o País avança por conta e, para muitos, apesar deste governo.
Não se pode negar: há foco, sensatez, resiliência, habilidade na condução das tratativas, competência e pragmatismo responsável no âmbito da condução da política econômica.
As polêmicas difusas — e confusas — que produzem debates acirrados e permitem a criação de narrativas de ocasião para quaisquer gostos e encomendas, perdem todo sentido e de importância diante dos fatos aos quais somos compulsoriamente submetidos, independentemente de convicções ou preferências partidárias.
A aprovação pelo Senado Federal, por 79 votos a 1, da PEC 10/2020 (Regime Extraordinário Fiscal, Financeiro e de Contratações), onde a representação dos Estados tem peso unitário, demonstra o alto grau de aderência às percepções capturadas por todo o País sobre a sua urgência, limitações e possibilidades. Um avanço institucional, sem dúvida.
É relevante este movimento estrutural inédito que vai permitir, por atacado, iniciar o processo para “arrumação da casa” nos Estados e Municípios, que têm, agora, rara oportunidade de colocar a locomotiva nos trilhos.
Onde a competência e honestidade dos gestores públicos estiverem presentes, o desenvolvimento sustentado e sustentável retornará.
Neste contexto, Minas Gerais leva vantagem.
*Consultor e vice-presidente da ACMinas
Ouça a rádio de Minas