Opinião

Quer ter sucesso profissional? Saiba ser grato

Quer ter sucesso profissional? Saiba ser grato
Crédito: Carmine Furletti

A vida está cada vez mais acelerada, em meio ao estresse, à cobrança por resultados e à famosa falta de tempo. Mas isso não é desculpa para não ser agradecido; não é verdade? Até porque as pessoas gratas são muito mais felizes, pois sabem valorizar tudo o que já possuem. Além disso, ao dizer obrigado, criam mais empatia e se conectam melhor com o outro, especialmente no meio corporativo. Isso contribui – e muito – para a evolução da carreira e para o sucesso profissional.

De acordo com o dicionário, a palavra gratidão significa “qualidade de quem é grato; reconhecimento; sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido; ato de reconhecer alguém por uma ação ou benefício alcançado”. Quem não exercita esse aspecto, tende a olhar apenas o lado ruim das situações. Porém tenho certeza de que, por pior que seja o momento pelo qual se esteja passando, sempre há algo para agradecer. Se você está lendo este artigo, já pode se sentir grato, no mínimo, ao fato de estar vivo. Quantos hoje não perderam a vida, ainda mais se considerando o atual cenário de pandemia?

Sendo assim, um dos piores defeitos que alguém pode ter é a ingratidão. E é importante saber que isso afeta totalmente a sua credibilidade, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. Por outro lado, lidar com pessoas gratas é sempre excelente, ao mesmo tempo em que é um feedback positivo de nossas ações. Quantos de nós não chegamos a posições de maior destaque dentro das empresas, graças aos ensinamentos de ex-líderes? Até mesmo os “puxões de orelha” dos pais são motivos para agradecer. Afinal, foram eles que moldaram nosso caráter e nossas ações e nos fizeram ser quem somos hoje.

Outro ponto importante em relação a esse tema foi comprovado pelo professor de psicologia da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), Robert Emmons, autor do best-seller “Agradeça e seja feliz!”. Ele atestou, por meio de pesquisas, como a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e proporciona o aumento da felicidade. Isso porque, segundo os estudos, ao ser grato, o indivíduo libera, no organismo, um neurotransmissor, conhecido como dopamina. Esse hormônio promove uma “onda interna” de bem-estar e prazer.

Os benefícios também são relevantes para quem escuta um “muito obrigado” – e não só para quem diz. Todos nós gostamos e nos sentimos alegres quando alguém se lembra de ligar e contar sobre uma nova conquista, sobretudo para manifestar sua gratidão por algo que fizemos ou apoiamos. No ambiente de trabalho, por sua vez, o reconhecimento e a valorização dos colegas ou da equipe são fatores de estímulo para aprimorar habilidades e competências, desenvolver novos projetos e alcançar melhores resultados para a empresa, por exemplo.

Por isso, inserir hábitos de agradecimento ao cotidiano permite mudanças significativas na vida de todos. Cultivar esse sentimento possibilita avaliar a realidade com outros olhos e, consequentemente, dar um ar de leveza e delicadeza para as atividades diárias. Você aprende a ter mais resiliência para lidar com os desafios do dia a dia, sem perder o ânimo diante dos problemas e das adversidades. Em geral, as pessoas gratas são até menos ansiosas. Afinal, se agradecem por aquilo que têm, é porque valorizam tudo o que já conquistaram, sem se preocuparem com o que ainda nem foi alcançado.

Outra dica interessante é sorrir mais, uma vez que essa atitude, em si, é suficiente para proporcionar uma mudança de perspectiva e auxiliar as pessoas a serem mais gratas e felizes. Existem várias publicações que constatam que é impossível sentir gratidão e ficar triste ao mesmo tempo. Portanto, quem não tem esse costume, deve começar a agradecer, o quanto antes, ainda que sejam os pequenos detalhes. Desse modo, certamente terá uma vida mais próspera em todos os aspectos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas