Opinião

Seja inconformado, flexível e organizado

Seja inconformado, flexível e organizado
Crédito: Divulgação

 Se cada vez mais as empresas buscam se reinventar diariamente, ser mais competitivas, reduzir custos e estruturas, profissionais diferenciados serão os que irão sobreviver às crises e manter sua empregabilidade. Para ser um deles, você precisa se destacar perante a multidão, dar algo a mais, entregar mais resultados e ser inovador. Já sabemos que com a adoção da tecnologia e a crescente robotização nas organizações, atividades repetitivas poderão ser feitas com maestria por robôs, o que nos permitirá ser mais humanos, ou seja, empreender o nosso tempo, que é cada vez mais escasso, em tarefas mais nobres, como criar, inovar e traçar novos caminhos.

As empresas estão sempre ávidas por profissionais diferenciados, também conhecidos como talentos. E uma das características mais importantes, independentemente do nível hierárquico que a pessoa ocupa, é ser inconformada com o status quo. Isso significa buscar se reinventar e mudar suas entregas constantemente, aumentando a qualidade, reduzindo o prazo e atendendo, com a máxima eficiência, as demandas dos clientes.

 Você vai concordar comigo: não tem nada pior do que aquelas pessoas que, entra ano e sai ano, continuam da mesma forma; não é verdade? Você que já mudou de cidade, evoluiu na vida e, depois de alguns anos, voltou àquele lugar de origem e sentiu que as pessoas de lá parecem que pararam no tempo, vai entender o que estou dizendo. Assim são as empresas: estão em constantes mudanças, e o profissional precisa acompanhar este movimento ou se tornará obsoleto.

 As transformações estão cada vez mais latentes, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, queiramos ou não. Novos fatos sempre surgirão em nosso cotidiano, o que nos fará mudar de rota. Por isso, flexibilidade e adaptação sempre são importantes como competências e habilidades no contexto corporativo. Tente questionar tudo o que faz, porém tenha em mente que, mais do que questionar, as organizações também esperam que você  apresente uma solução. Afinal, é para isso que te pagam, concorda?

 Adiar coisas raramente significa que a pessoa vá realmente executar algo em uma data posterior. Geralmente, a procrastinação está ligada a fugir de uma tomada de decisão, à relutância em enfrentar uma situação difícil, ao medo de perder ou a padrões perfeccionistas que são impossíveis de serem cumpridos. Ela é considerada um ato normal do ser humano. Porém, quando começa a afetar o desempenho pessoal e profissional, pode provocar sérios problemas à saúde mental e física, além de impactar diretamente os resultados da empresa.

 Da mesma forma em meio à correria do mundo corporativo, é preciso gerenciar com pragmatismo o nosso tempo e a nossa agenda. Procrastinar é um tema muito relevante, pois quem tem esse hábito costuma comprometer a qualidade do que é entregue ou mesmo deixar de cumprir o que foi acordado. Se você é daquelas pessoas que esperam até o último segundo para começar algumas tarefas, conhece na prática o que é a procrastinação. Esse comportamento é muito comum, e é preciso lembrar que ele pode te prejudicar, nos aspectos pessoal e profissional.

 Você também procrastina quando compra o anel de noivado e não pede a pessoa em casamento ou quando transfere tarefas de hoje para o dia seguinte, como uma ligação para o cliente ou a finalização de um relatório. A primeira sugestão para evitar essa conduta é criar uma lista de tarefas que precisa entregar, colocando-as em ordem de prioridade. Isso te ajudará a ter mais organização para saber o que já fez e o que ainda está pendente.

 Outro ponto importante é estabelecer metas e prazos para cada compromisso. Pode ser um projeto da empresa ou constância na academia, além de reservar tempo para realizar atividades para o seu bem-estar e para aproveitar a família e os amigos, por exemplo.

 Uma dica interessante é desenvolver um sistema de pequenas recompensas. Seja criativo e pense em mimos que você merece receber depois de realizar uma determinada tarefa. Isso pode te ajudar a criar um novo hábito. Tem um trabalho complexo? Minha orientação para finalizá-lo é separá-lo em metas menores. Assim, os pequenos resultados ficarão mais visíveis e, logo, verá a conclusão daquilo que deseja. Confesso que não é fácil deixar de procrastinar algumas questões, mas, se você tiver foco e força de vontade, conseguirá. Garanto que sua vida será mais leve e produtiva!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas