Só desinibição não basta

Para muita gente, trabalhar como vendedor requer apenas o dom de ser desinibido, saber persuadir e não desistir diante do primeiro “não”. Destaque no setor de venda direta e dono da HD Vida Saudável, distribuidora de utensílios e equipamentos culinários, Guilherme Carvalho Madureira assegura que só desinibição e poder de convencer não bastam. Observar e perceber o perfil do cliente; ter disciplina e metas são também comportamentos indispensáveis para deslanchar na carreira. Confira a seguir:
- Capacidade de captar o perfil do cliente rapidamente para estabelecer uma boa comunicação e criar ambiente confortável. “Há pessoas, por exemplo, que gostam de falar. Nesse caso, é importante ouvir. Outras são mais concentradas, sérias, não abertas a conversas que fujam do foco da venda. Algumas são brincalhonas, permitindo ao vendedor também aderir às brincadeiras”, descreve Guilherme. “O importante é fazer uma leitura do cliente e ajustar seu comportamento ao dele. Dessa forma é possível ficar à vontade no momento das vendas”, recomenda.
- Saber administrar o tempo, sobretudo se o vendedor é autônomo. Como a renda do profissional depende de comissões, é importante organizar os horários, pois só há ganho se houver trabalho. É importante colocar metas, organizar um horário para fazer contato com os clientes, outro para buscar feedbacks e não ter preguiça nem vergonha de pegar o telefone para entrar em contato com pessoas que não conhece para oferecer um produto.
- Ter garra, ambição e não pensar que tudo vem de mão beijada. Um bom vendedor tem de ter sempre a preocupação de vender mais, e não se contentar com um único resultado. É preciso pensar sempre em crescer.
Sobre Guilherme Carvalho Madureira
Ele deixou o setor gráfico, há cerca de 5 anos, quando enveredou-se pelas vendas diretas e chegou à Royal Prestige, marca Hy Cite Enterprises, uma empresa que nasceu nos Estados Unidos, em 1959, e hoje está em 17 países. Começou como vendedor, conseguiu a franquia e fundou a HD Vida Saudável, distribuidora da linha de utensílios e equipamentos culinários da multinacional. A empresa de Guilherme Madureira treina pessoas interessadas em entrar neste setor de vendas diretas. O que é preciso? “Ter boa vontade, querer de verdade se desenvolver profissionalmente através da venda direta. Não há um perfil ideal. Nem investimento financeiro.”
Guilherme Madureira explica que a pessoa que, em um espaço de 12 meses, conseguir alcançar vendas acumuladas de R$ 200 mil pode se transformar em distribuidor. Neste caso recebe lucro médio de 32% sobre o que for comercializado frente a 16% quando são vendedores. Segundo ele, o objetivo sempre foi a expansão. A empresa está em Belo Horizonte, Zona da Mata mineira, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e está iniciando os trabalhos no Sul de Minas. E Guilherme faz questão de afirmar que continua vendedor.
Serviço
HD Vida Saudável: empresa de venda direta dos produtos culinários da multinacional Royal Prestige
Site https://www.hdvidasaudavel.com.br/
Telefone: (31) 99122-2556
Ouça a rádio de Minas