Opinião

Sua atitude define seu sucesso

Sua atitude define seu sucesso
Crédito: Divulgação

A busca por uma nova posição no mercado, atualmente, é bastante acirrada. Por isso, é muito importante entender que os profissionais que mais têm sido valorizados pelas empresas são aqueles que, além do conhecimento técnico para o cargo, apresentem os aspectos comportamentais e emocionais bem aprimorados, também conhecidos como soft skills. Esses, sim, são diferenciais na hora de procurar um novo emprego ou mesmo para quem quer se manter na atual corporação.

Nesse cenário, as pessoas que desejam alcançar bons resultados e querem conquistar o sucesso têm que se preocupar em desenvolver habilidades, dentre elas a proatividade, ousadia, determinação, atitude e várias outras competências. Cada vez mais, são solicitados profissionais capazes de inovar, de tomar a frente das iniciativas e de aceitar novas responsabilidades e desafios. Em outras palavras, que fazem a real diferença, seja na proposição de caminhos, seja no questionamento do status quo ou na entrega dos resultados preestabelecidos.

De nada adianta querer, se não fizer. Um planejamento que fica apenas no campo das ideias não agrega valor. É preciso realizar ações, colocar os planos em prática, para ter resultados concretos. Sendo assim, ter atitude faz total diferença em nossa vida pessoal e profissional. Essa competência comportamental é imprescindível, pois é ela que nos leva à ação, nos motiva e provoca mudanças. E um ponto fundamental para ser lembrado: a atitude não pode ser terceirizada, sendo de total responsabilidade de cada indivíduo. Exatamente aí, começamos a falar sobre protagonismo.

Não tem nada pior do que ter colegas de trabalho ou outras pessoas do nosso convívio que não possuem atitude, não é mesmo? Geralmente, são aquelas que ficam apáticas às situações, sempre esperando que as coisas aconteçam, sem nada resolver ou contribuir. São os famosos “sanguessugas”. Não aja dessa maneira! Quer algo? Tenha firmeza para começar. Quer mudar? Planeje e promova as transformações. Se não está satisfeito em seu atual emprego, comece a traçar um plano de saída. Se perceber que é possível permanecer um pouco mais de tempo nesse lugar, crie estratégias, sabendo que deverá entregar seus resultados e atuar positivamente. Os profissionais de atitude são justamente os que ganham visibilidade e, usualmente, são promovidos dentro das organizações.

Portanto, é primordial avaliar a forma como nos posicionamos frente aos problemas e obstáculos. Você busca resolvê-los ou sua postura é sempre de se esquivar? A resposta a esse questionamento diz muito sobre os indivíduos e sobre os resultados conquistados até aqui. Para exemplificar, compartilho minha experiência, atuando como headhunter, o famoso “caça-talentos”: nos últimos três anos, em, pelo menos, 80% dos processos seletivos de alta gestão, conduzidos pela Prime Talent, a troca foi motivada pela falta de atitude das lideranças – tanto gerentes e diretores, quanto presidentes. Isso envolve a determinação para reestruturar a empresa diante da pandemia do novo coronavírus ou da crise macroeconômica.

Cada vez mais, essa competência será essencial para quem quer se destacar no mercado, seja na atual posição ou para chegar àquela promoção tão almejada! Isso significa que é necessário tomar decisões complexas diariamente, envolvendo constantemente pessoas, projetos e processos. Além disso, em meio há tantas polarizações nos dias de hoje, é muito importante ter atitude na gestão de conflitos, pois isso afeta diretamente a credibilidade e impacta o desenvolvimento da carreira. Nesse aspecto, a comunicação eficaz é a chave para resolver divergências, assim como para sanar qualquer questão. Ser claro, objetivo, direto, cortês e conversar “olho no olho” aumentam, consideravelmente, as chances de se ter uma boa resolução.

A gestão de conflitos, quando bem feita, ainda promove a tão falada inovação, apesar de ter uma conotação negativa, muitas vezes. Nos tempos atuais, existe uma grande diversidade de pessoas dentro das organizações, com idades, valores e personalidades distintas. Esse ambiente, que é extremamente positivo, é também uma perfeita arena para o surgimento de divergências ou incompatibilidades. Sendo assim, quando o profissional tem atitude, senta e discute uma ideia com alguém, nem sempre haverá plena concordância, mas os dois pontos de vista podem gerar uma terceira solução adaptada.

Por outro lado, gerir conflitos tem seus desafios. Afinal, para fazer uma boa mediação, estando inserido no conflito ou intercedendo na discordância entre duas pessoas, deve-se ter controle emocional, escuta ativa e empatia – ou seja, se colocar no lugar do próximo. Sem falar em possuir uma mente aberta, porque sempre há chance de mudarmos de opinião quando damos a oportunidade de o outro se expressar. Então, como é possível perceber, ser uma pessoa de atitude o ajudará a dar tratativa a diversas questões em sua vida.

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