Opinião

Sua comunicação gera credibilidade?

Sua comunicação gera credibilidade?
Crédito: Divulgação

Uma das habilidades mais importantes hoje, seja no âmbito profissional, seja no pessoal é a comunicação. Afinal, como interagir com outras pessoas? Evidentemente, para que isso ocorra com qualidade, existem algumas dicas infalíveis.

 No ambiente corporativo, falhas na comunicação entre o gestor e a equipe podem gerar inúmeros problemas de entendimento e de execução. Aqueles líderes que não sabem comunicar com eficiência, certamente, em breve, estarão nas listas de demissões, se já não foram desligados. Uma coisa é certa: os colaboradores necessitam de instruções precisas sobre suas tarefas para que seja possível executá-las em tempo hábil. Eles precisam saber, ainda, o que é prioridade e o que não é. Além disso, as gerações mais novas querem conhecer o porquê, ou seja, o motivo pelo qual estão executando determinada atividade, ação ou projeto e de que forma isso vai impactar a empresa como um todo.

 Se a comunicação não flui, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade, o que gera prejuízos. Cabe às lideranças comunicar e se certificar de que a mensagem foi compreendida. Nunca pressuponha que o outro entendeu. Fazer verificações durante a comunicação é essencial, algo como: “você entendeu?”, “resume para mim o que acabamos de acordar”. Dessa forma, as chances de a solicitação ser concluída são maiores, já que a mensagem foi corretamente assimilada. Caso contrário, você pode achar que o outro compreendeu a sua ideia, mas, no momento da entrega do projeto, perceber que a sua comunicação não foi eficaz. Neste caso, provavelmente o trabalho precisará ser refeito, o que levará mais tempo que o necessário, podendo, inclusive, impactar a entrega ao seu cliente.

 Comunicação fluida é algo que precisa ser aplicado do presidente ao estagiário. Usualmente, os maiores problemas na empresa são originados pelos erros de comunicação. Muitas pessoas deixam de prosperar, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, pelo simples fato de não passarem credibilidade na comunicação. Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, conduzidas pelo professor Albert Mehrabian, um dos elementos fundamentais desse processo é o tom de voz, que representa 38% da nossa influência. Ou seja, o modo como você fala produz mais impacto do que aquilo que você efetivamente diz.

 Sabia que o tom de voz é um dos elementos de maior persuasão na comunicação dos seres humanos? Em cada entonação há uma série de parâmetros sonoros que dão sentido à mensagem que está sendo transmitida. Alguns deles são o timbre, a intensidade do som, a velocidade da dicção, a clareza e a projeção, entre outros. Várias pessoas podem dizer exatamente a mesma frase, mas o tom de voz usado por elas faz com que a comunicação se dê de diferentes formas.

 Uma coisa é certa: os estados emocionais são contagiantes. Assim, é preciso estar atento à forma como você se comunica. Isso, além de criar conexões relevantes, pode proporcionar um clima organizacional positivo, aumentar a sua performance e a entrega de resultados, uma vez que, ao gerar credibilidade, as pessoas confiam no que você está dizendo, orientando ou vendendo.

 Pelo tom de voz é possível sabermos se alguém está feliz, triste e até mesmo mentindo. Sabe quando a pessoa começa a gaguejar ou deixar a voz trêmula? Então! Detalhes fazem uma enorme diferença para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Ao parar para analisar, você vai perceber que grandes líderes e influenciadores se preocupam com o tom da voz no momento de transmitir a sua mensagem.

 Já viu aqueles vídeos motivacionais? A entonação, de fato, nos envolve. Se você quer saber como é seu tom de voz e o que precisa ajustar, use o gravador do seu celular e leia um texto. Assim, será possível começar pequenas mudanças no modo de falar, na velocidade em que pronuncia as palavras e nos demais aspectos. Tenho certeza de que, atentando-se a esses pontos, sua credibilidade aumentará consideravelmente nas relações pessoais e profissionais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas