Sua comunicação gera credibilidade?

Um dos grandes dilemas de nossa sociedade é a comunicação e ela pode ser o ponto principal para a resolução de problemas ou mesmo para polarizações. Constantemente lidamos com pessoas dos mais variados perfis, repertórios, idades e culturas distintas, mesmo morando no mesmo país. Como nos expressamos vai dizer muito sobre nós e sobre os resultados que alcançamos. Se você parar e observar pessoas de sucesso, elas têm usualmente um ponto em comum: uma grande habilidade de comunicação e conseguem passar sua mensagem de maneira clara, objetiva e direta.
Para se expressar bem, dois aspectos da comunicação devem ser considerados: o primeiro é o conteúdo da mensagem e o segundo é o modo como vamos transmiti-la. Em outras palavras, “o que” você diz importa tanto quanto “como” você diz. Seja presencial ou on-line, se você não buscar melhorar constantemente sua comunicação, corre o risco de se tornar obsoleto em suas relações, sejam familiares, de amizade ou profissionais.
Algumas pessoas já nascem com o dom da comunicação. E se você não tem esta habilidade bem desenvolvida, aconselho buscar ajuda, pois isso pode impulsionar a sua carreira. Com treino, dedicação e mudanças de comportamento, você pode aprender como se expressar bem. Saiba também que quanto mais praticar a leitura, melhor será sua comunicação.
Atuando como headhunter, diariamente vejo profissionais que perdem grandes oportunidades de emprego pelo simples fato de não saberem se comunicar bem. Consequentemente, não conseguem mostrar seu conhecimento e suas habilidades em uma entrevista de emprego e, com isso, são eliminados do processo seletivo.
“Não adianta ser, tem que parecer.” O ditado popular é eficiente, afinal de contas, sempre seremos observados pelas pessoas sobre como nos posicionamos e comunicamos, e isso vai construindo nossa imagem e credibilidade. Por isso, organizar suas ideias, cuidar do tom da sua voz, observar sua gesticulação de mãos, o ritmo de sua fala, entre outros fatores, são pontos importantes que suportam sua comunicação verbal.
Nem sempre o que parece é, mas o que é tem que pareça ser. Acredito que isso possa ser usado em muitas situações em nossa vida. De que adianta você amar alguém se não parecer que ama? No ambiente corporativo, de que adianta ter potencial no trabalho, se não mostrar que tem?
Mas e você, sabe exatamente qual imagem tem sido percebida a seu respeito por parte de seus familiares, colegas, líder, liderados ou mesmo clientes? Credibilidade é assunto tão sério que impacta em sua empregabilidade e quanto você vale. Não à toa, blogueiros renomados cobram um alto valor para postarem em suas redes sociais, afinal eles vendem sua imagem.
E para se conhecer bem, é necessário um profundo autoconhecimento, assim você identifica em detalhes quais são seus pontos fortes e o que ainda precisa melhorar, tentando reajustar, quando necessário, seu posicionamento e sua imagem. Não é possível dividirmos em pessoas distintas – lado pessoal, profissional e familiar. Somos um só, e é nessa integralidade que devemos, cada vez mais, buscar sermos transparentes em nossa vida.
Dentro das empresas vivenciamos uma arena de egos, onde todos querem e precisam se mostrar eficientes. Mais do que títulos e posições, como você é e como age são de suma relevância, pois é dessa forma que será lembrado. De nada valem várias formações acadêmicas, se você não trata as pessoas com quem convive com respeito e cordialidade, por exemplo.
Nunca foi tão necessário sermos verdadeiros, irmos além da “casca” que as pessoas possam ver. É preciso tal reflexão para entendermos se o que estamos fazendo está refletindo nos outros.
Temáticas como legado, conexão com propósito e felicidade no trabalho nos fazem refletir se estamos com uma vida equilibrada. Por isso, se torna tão necessário analisarmos a maneira como impactamos as pessoas que nos rodeiam. Uma comunicação transparente, empática e assertiva fará todo o diferencial para transitarmos em vários ambientes e lidarmos com públicos diversos em nosso dia a dia. Pense nisso.
Ouça a rádio de Minas