Opinião

Sua zona de conforto compromete seu sucesso

Sua zona de conforto compromete seu sucesso
Crédito: Divulgação

Quem nunca postergou algo que “atire a primeira pedra”. Esse comportamento é muito comum, mas é preciso lembrar que ele pode ser prejudicial, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Por isso, procrastinar é um tema muito relevante. Aquele que tem esse hábito costuma comprometer a qualidade das entregas ou até deixar de cumprir o que foi acordado, pois adiar uma atividade não significa que irá realmente executá-la posteriormente. Se você é desses indivíduos que esperam até o último segundo para começar algumas tarefas, conhece, na prática, o que esse verbo significa. E pode ter sérios problemas em função disso, afetando, inclusive, sua carreira.

Geralmente, a procrastinação está ligada a fugir de tomar uma decisão, à relutância em enfrentar uma situação difícil, ao medo de perder ou a padrões perfeccionistas que são impossíveis de cumprir. Ela é considerada um ato normal do ser humano, porém pode provocar reflexos negativos na saúde mental e física, além de impactar diretamente os resultados da empresa. Afinal, procrastinação e zona de conforto estão conectadas, pois profissionais resistentes às mudanças e aos desafios não correm atrás de seus sonhos. Ficam acomodados, seguindo a mesma rotina e deixando a vida passar sem buscar o que realmente querem.

“Pérolas não aparecem na areia da praia. Se você quiser uma, deve mergulhar no mar.” Ao refletir sobre esse provérbio chinês, me lembrei dessas muitas pessoas que preferem permanecer em uma zona de conforto. Por temor de fazerem escolhas erradas, não se arriscam, sob o pretexto de que gostam de viver de forma tranquila e previsível. Desse modo, vão protelando muitas resoluções em suas vidas, e isso transparece em seu dia a dia dentro das empresas, nos mínimos detalhes. Sabe aquele indivíduo que está há anos insatisfeito no mesmo emprego? É um exemplo clássico do que estou falando. O pior é que, em geral, só reclama, e nada faz para mudar esse cenário.

A pessoa que está na zona de conforto realiza apenas as coisas que levam a resultados satisfatórios e imediatos, se limitando a uma falsa sensação de segurança, que, na verdade, impede a superação e o progresso. É importante ressaltar que encarar desafios faz parte da evolução de qualquer um. Ao passo que ter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes é algo equivocado e que não agrega valor algum ao trabalho nem à personalidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por outro lado, ao superar os medos e enfrentar os desafios, desenvolvemos habilidades e competências até então pouco exploradas. É aí que muitos descobrem potencialidades e se surpreendem com tudo que são capazes de fazer e ser. Tenho certeza de que você já passou por algum desafio e achou que não seria possível transpô-lo. Quando conseguiu, viu quanto aprendizado obteve. Ser capaz de superar receios e inseguranças para tomar decisões e mudar a rotina deixa as pessoas mais confiantes. Elas passam a agir, ao invés de esperar as coisas acontecerem.

Quando se trata de vida profissional, quantos não ficaram ou estão em empregos medíocres, por medo do desemprego? Também não é curta a lista de nomes de quem desistiu de fazer o que realmente sonhava porque ganharia menos do que no trabalho que não lhe preenche. Então, é preciso parar de procrastinar a vida. E a primeira sugestão é criar uma lista de tarefas que precisam ser entregues ou feitas naquele dia, colocando, claro, em ordem de prioridade. Isso ajudará a ter mais organização para saber o que já está pronto e o que ainda está pendente.

Outro ponto importante é estabelecer metas e prazos para cada compromisso. Pode ser um projeto da empresa ou quantas vezes ir à academia, além de reservar um tempo para o seu bem-estar e para aproveitar a família e os amigos, por exemplo. Confesso que não é fácil deixar de procrastinar algumas questões, mas, se houver foco e força de vontade, é possível conseguir. Assim, a vida será mais leve e produtiva.

Além disso, profissionais acomodados estão com os dias contatos nas organizações, pois a queda da produtividade é, provavelmente, o primeiro reflexo dessa postura. O mundo também está cheio de incertezas e ambiguidades, logo, a renovação torna-se necessária diariamente. É preciso olhar o movimento do mercado no qual está inserido e caminhar na mesma direção, procurando ser não apenas coadjuvante dessa história, mas, sim, protagonista.

Portanto, ser um colaborador propositivo e impulsionador das transformações é muito importante. Desafiar-se a cada dia, buscar experiências e conhecimentos diferenciados e se expor são atitudes fundamentais para quem quer ter destaque na carreira. Não há fórmula mágica para o sucesso, porém um dos ingredientes essenciais para o insucesso, com certeza, é a acomodação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas