Tempo de se reinventar

Em 2020, enfrentamos uma das maiores catástrofes da história mundial, onde milhões de pessoas nos deixaram e inúmerasnunca se esquecerão do que aconteceu. A Covid-19 trouxe muita dor, sofrimento e perdas irreparáveis. A economia do País também foi gravemente afetada.
No início da pandemia todos se assustaram. Empresas fecharam, colaboradores foram dispensados e o “ficar em casa” era o mais sensato a se fazer. Quem pode trabalhar em home office, assim fez, e muitos continuarão permanentemente. Essa pausa cheia de incertezas serviu como reflexão. Afinal, quem tem caixa para aguentar um ano inteiro de aluguel, salários e encargos?
A pandemia foi o momento de arregaçar as mangas, rever os negócios, estudar estratégias e entender o que pode ser feito.
Além disso, a tecnologia foi fundamental para que muitos gargalos fossem eliminados e o sucesso do home office mostrou que nem tudo estava perdido. Essa nova dinâmica de trabalho eliminou fronteiras, permitindo que fossem contratadas pessoas que moram até mesmo em outros estados, mantendo a interação.
Sem contar, nas empresas que antes atuavam regionalmente e hoje possuem clientes em todo o país, via atendimento remoto. Do home office, surgiu o híbrido, onde as pessoas diminuíram a frequência de visita aos seus escritórios, permitindo uma mudança em seu padrão de vida, com menos trânsito e mais tempo em casa com a família. Obviamente, alguns sofreram mais que outros, afinal, tudo depende do seu segmento de mercado e de sua capacidade de reinventar.
As mídias sociais vieram como o carro-chefe dessamudança. Empresas que não existiam na internet, passaram a existir. O delivery foi melhor explorado, trazendo um maior faturamento. Além da exploração das mídias, a necessidade por novos parceiros aumentou, e, consequentemente, os produtos e serviços começaram a apresentar um maior valor agregado aos clientes. Muitos empresários apostaram na mudança de planejamento, inclusive na forma de remuneração. Ao invés do salário fixo, a participação nos lucros passou a fazer mais sentido.
A manutenção das equipes também foi um desafio. Algumas empresas aproveitaram para reformular o quadro de colaboradores, convidando alguns destaques disponíveis a fazer parte de sua equipe. Outras começaram a distribuir participações no capital, como forma de manter os talentos.
Apesar de toda a dificuldade, a pandemia também trouxe inovação, especialização e novos caminhos. Empreender não é fácil e sair da zona de conforto é necessário. Se reinventar deve fazer parte da estratégia, pois o que sabemos hoje é diferente do que aprenderemos no futuro. Afinal, todo negócio tem dificuldades e o que faz o empreendedor seguir em frente é o brilho nos olhos e seu propósito.
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