Opinião

Tenha uma comunicação assertiva

Tenha uma comunicação assertiva
Crédito: Carmine Furletti

Uma das habilidades mais valorizadas hoje em dia, seja no âmbito profissional, seja no pessoal, é a comunicação. Afinal, de que maneira interagir com as demais pessoas? Evidentemente, para que ela ocorra com qualidade, existem algumas dicas infalíveis. Antes, porém, é fundamental entender que é por meio de uma interlocução eficiente e eficaz que se consegue construir uma boa imagem e a forma como você será percebido pelos outros, além de assegurar a credibilidade.

No ambiente corporativo, falhas na comunicação entre o gestor e a equipe podem gerar inúmeros problemas de compreensão e, consequentemente, de execução das responsabilidades de cada um. Assim, aqueles líderes que não sabem se expressar com eficiência, certamente, podem estar nas próximas listas de demissões em breve, se já não foram demitidos. Isso porque uma coisa é certa: os colaboradores precisam de instruções precisas sobre suas tarefas, como executá-las em tempo hábil e, principalmente, saber o que é prioridade e o que não é. Além disso, as gerações mais novas querem conhecer o porquê, ou seja, o motivo daquela atividade, ação ou projeto e como isso vai impactar o todo da empresa.

Se a comunicação não flui adequadamente, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade, o que ocasiona prejuízos. Logo, cabe às lideranças certificar-se de que a mensagem foi compreendida. Nunca pressuponha que o outro compreendeu. Fazer verificações durante o processo é essencial. Algo como: “você entendeu?” ou “resume, para mim, o que acabamos de acordar”. Esse tipo de confirmação irá garantir que o que foi informado ou solicitado será cumprido ou, no mínimo, assimilado. Caso essa checagem não aconteça, você pode achar que o colaborador absorveu o pedido. No entanto, quando tiver que entregar uma demanda, por exemplo, e ela tenha sido executada incorretamente, será preciso refazer. Isso levará mais tempo que o que seria necessário e pode, inclusive, refletir na entrega ao seu cliente.

Por isso, comunicação fluida é algo que precisa ser aplicado do presidente ao estagiário. Usualmente, os maiores problemas, na empresa, começam com erros na interlocução, na conversa com o colega ou com a equipe. O profissional que quer ter êxito na carreira e assumir posições de destaque deve se preocupar, constantemente, com a sua comunicação verbal. Saber se expressar de uma maneira objetiva e clara é essencial para emplacar ideias, convencer clientes e, principalmente, liderar, com foco nos resultados.

Cuidado, também, com a prolixidade. Tenho certeza de que já passou por uma situação em que, em um diálogo, só a outra pessoa falava, dominando o assunto. Ou conviveu com alguém que, para toda pergunta, se alongava em uma resposta que poderia ser objetiva; não é verdade? Esse comportamento, além de ser péssimo, dá a entender que não ouvimos o que foi questionado. Então, a atenção a essa questão é muito importante. Quando você fala, as pessoas desviam os olhos, mudam de assunto, interrompem ou pedem, com frequência, para explicar melhor o que diz? Se sim, no mínimo, você é prolixo! Minha recomendação é que se policie, seja mais direto e se preocupe em ter uma comunicação adequada.

É bom lembrar que, nessa nova era de globalização, onde a palavra de ordem é “para ontem”, o tempo se tornou o bem mais precioso dos profissionais e das empresas. Todos precisam compreender que não é nada interessante desperdiçá-lo com assuntos desnecessários e temas de pouca relevância. Para que perder horas explicando uma situação, escrevendo um texto longo ou conduzindo aquelas cansativas reuniões, se é possível ser conciso e ainda atingir o público de maneira mais eficaz? Portanto, se você quer ter sucesso na carreira, saiba que a comunicação assertiva é vital. Busque aprimorá-la sempre!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas