Opinião

Testar e vacinar: um caminho mais que efetivo

Testar e vacinar: um caminho mais que efetivo
Crédito: Fábio Marchetto/Agência Minas

Em um cenário que a pandemia de Covid-19 se mostra como uma onda contínua, a preocupação pela saúde individual e coletiva é mais do que evidente. Afinal, se o choque inicial mostrou a necessidade de adaptação de nossas rotinas, a realidade atual enfatiza que o conhecimento acerca do vírus foi aprimorado, mas ainda há hábitos que devem ser mantidos, principalmente, ao passo que a campanha vacinal caminha.  

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, 83 milhões de doses foram aplicadas em todo o País, e embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer, logo poderemos adotar o novo normal, como já ocorre em países como os Estados Unidos.  O que nos faz acreditar que a melhor forma de preservar a saúde contra o novo coronavírus é nos mantermos reservados e realizarmos a testagem em massa e em caso de suspeita. 

Entretanto, o que se configura um caso suspeito em meio à chegada da temporada outono/ inverno, também ganha novos contornos, já que os sintomas de Covid-19 se assemelham à Influenza (A ou B) e colocam à prova o diagnóstico assertivo e a adoção de protocolos específicos. Iniciada em 12 de abril, a vacinação promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Influenza e destinada a uma população-alvo específica atingiu o índice de 36,7% imunizados. Todavia, a dúvida e o contágio pairam, literalmente, no ar. 

Como evitar continuarmos a surfar nesta onda que teima em se manter forte e cada vez mais difícil de equilibrar com o risco de contágio por outras doenças? Além dos testes tradicionalmente feitos em laboratórios, o acesso aos testes rápidos em farmácias e drogarias têm se caracterizado um importante aliado. Dados recém-divulgados pela Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) reforçam o seu uso pela população, uma vez que somente de 17 a 23 de maio de 2021 os estabelecimentos promoveram mais de 324 mil testes, 15% a mais em relação ao intervalo de 10 a 16 de maio. Esta crescente procura por testagem nos enche de esperança, pois indivíduos infectados, precocemente diagnosticados, farão seu isolamento quebrando assim a cadeia de transmissão do vírus.  

Muitos ainda se questionam do por que fazer um teste e dos benefícios que ganham com a sua aplicação. A questão é que não se trata de uma ação isolada, mas sim de uma iniciativa que pode evitar a administração indevida de antibióticos e consequente fortalecimento da resistência antimicrobiana, assunto amplamente comentada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que já causa 700 mil mortes por ano em todo o mundo, e, também, do colapso do sistema de saúde pela ausência de diagnóstico preciso. Isso porque os protocolos utilizados para Covid-19 e Influenza são completamente diferentes. Se no primeiro a recomendação é o isolamento social e acompanhamento da função respiratória para evitar a ida precoce ao hospital e eventuais medidas mais específicas, na Influenza, a pessoa compreende que há medicamentos que podem ser utilizados após a orientação médica.  

Testes rápidos que aferem se a pessoa está com Covid-19 e Influenza já estão disponíveis no mercado e, além de alguns deles fornecerem o resultado em 15 minutos, ainda certificam resultados com sensibilidade elevada a partir de uma amostra nasal, em que o cotonete é inserido em 2 cm da narina, não apresentando desconforto ou restrição de uso. A opção de utilizá-los em prol da promoção da saúde é uma escolha que pode salvar vidas e o poder da informação está nas mãos de todos. 

Assim como exemplos de outros países, a vacinação e a testagem caminham juntos rumo a um momento em que poderemos olhar para trás e evidenciar os avanços, as ações, o bem que fizemos e a capacidade de resiliência que desenvolvemos em solidariedade ao próximo. E isso tanto no âmbito pessoal, estudantil e empresarial. Escolas e empresas de toda ordem têm se movimentado para contribuir ativamente para que esta situação seja minimizada ao mesmo tempo que possibilite uma tímida retomada econômica.  

Sigamos firmes, juntos e crentes que melhores dias virão! Testagem e vacinação para todos! 

 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas