Opinião

Think Tanks: uma visão global disruptiva na educação

Think Tanks: uma visão global disruptiva na educação
Crédito: Divulgação

O termo Think Tank se tornou moda nos últimos anos, embora exista desde o início do século XX, especialmente com foco nas relações internacionais. De forma resumida, Think Tank é um movimento formado por grupos autônomos compostos por membros da sociedade que desempenham um papel de advocacy.

Com objetivo de unir teoria e prática, pretende produzir pesquisas, análises e recomendações para formulação de políticas públicas. A ênfase são áreas, como segurança internacional, globalização, governança, economia internacional, questões ambientais, informação e sociedade, redução de desigualdades e saúde e demais assuntos que, de algum modo, contribuem para um ambiente de conhecimento. Instituições de ensino superior têm aderido à proposta e criado seus próprios Think Tanks, que alguns poderiam chamar de “laboratórios de ideias”, onde metodologias robustas de pesquisa são aplicadas para entender melhor os dores da sociedade e influenciar as políticas públicas.

Acompanho de perto a implantação do Think Tank no Brasil na SKEMA Business School, faculdade internacional de negócios onde sou reitora. Estamos mundialmente nesta dinâmica porque temos campus em 7 países e, por isso, nosso desafio é ainda mais interessante e desafiador. Para nossa instituição, a formação disruptiva se baseia em uma educação transcultural e sem formatação.

Graças à diversidade e qualidade de nossos professores acreditamos que a partilha de saber entre as unidades do Brasil, China, Estados Unidos, África do Sul e França está orientada para a pesquisa sobre o digitalismo ético e humanista. A multinacionalidade dos alunos também aporta diferenciadas perspectivas já que temos estudantes de mais de 120 países. É por isso que a SKEMA PUBLIKA, o Think Tank desta instituição, cujo projeto faz parte do plano estratégico da escola SKY25, foi criada em 2021.

Começaremos com a criação de um observatório global da juventude que conduzirá estudos sobre as percepções deles em diferentes países. Para realizar este estudo sobre as opiniões dos jovens, SKEMA PUBLIKA confiou na agência de consultoria empresarial Antidox, especializada no monitoramento de big data e mídias sociais. Esta análise reúne e aprofunda os dados brasileiros apresentados no relatório EYES 2021 (Emergy Youth Early Signs) sobre as preocupações emergentes de jovens de 18 a 24 anos nos 5 países onde a SKEMA Business School está presente.

Vejamos os dados relativos à juventude brasileira: este trabalho é o resultado de entrevistas qualitativas realizadas com estudantes brasileiros e da escuta social realizada no Twitter entre julho de 2020 e junho de 2021. SKEMA PUBLIKA analisou mais de 5,6 milhões de tweets postados por 318.725 brasileiros de 18 a 24 anos, sobre 5 tópicos políticos prioritários para os jovens: mídia tradicional e imprensa, mídia social, segurança, novas tecnologias e o mundo.

Um dos resultados mais perturbadores, comum aos jovens chineses, franceses, americanos, brasileiros e sul-africanos, é sua visão negativa do mundo corporativo: Reproduzo um fragmento da pesquisa: “Esta opinião, compartilhada além-fronteiras, desafia os paradigmas que atualmente regem o emprego assalariado. A visão negativa do mundo corporativo se estende em menor medida ao mundo do trabalho, que é recebido com apreensão e crítica. Os funcionários mais jovens/futuros esperam que sua empresa desempenhe um papel político, social e ambiental ativo. O prestígio de uma empresa não é mais suficiente para atrair jovens talentos”.

Ainda de acordo com o estudo:

– Dados do Instituto Yougov para o ADN mostram que cerca de 9% dos franceses de 18 a 24 anos consideram isso como um fator na escolha de seu futuro empregador. Aproximadamente 89% consideram que a imagem que sua empresa transmite on-line e nas mídias sociais é importante. Entretanto, entre comunicação e ação, ainda há muito espaço para melhorias.

– Outra com uma pesquisa realizada no final de 2021 entre os jovens franceses, apenas 6% deles consideram que tomar uma posição na mídia não é prova suficiente de compromisso com uma causa. Além disso, nosso estudo EYES 2021 revela que os jovens de 18-24 anos não são enganados por um marketing inteligente. Os jovens também esperam mais flexibilidade em suas condições de trabalho e uma busca de sentido e liberdade. Estes são desafios para o mundo empresarial em sua missão e organização, bem como para as faculdades de administração, direito e muitos outros campos que fornecem treinamento para o trabalho nos negócios.

Fazer Think Tank na educação é contribuir para a que a academia esteja ainda mais próxima das demandas sociais e colabore como articuladora e promotora de soluções aos desafios do mundo contemporâneo. Desafio árduo que requer constante atualização, estudo e inovação. Passo dado pela SKEMA PUBLIKA, que está desenvolvendo outras pesquisas inovadoras e disruptivas para servir à política pública e à sociedade.

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