Opinião

Torne-se a sua melhor versão

Torne-se a sua melhor versão
Crédito: Carmine Furletti

Sabe aquela pessoa espontânea, criativa, sorridente, carismática e que tem uma solução para tudo? Aposto que você conhece alguém assim; não é verdade? É tão bom estar próximo desse tipo de gente, pois elas harmonizam e proporcionam leveza ao ambiente. Atualmente, as empresas estão constantemente atentas a esse perfil. Se você pensa em ter destaque profissional e aumentar as chances de sua empregabilidade, tente adotar uma postura mais positiva, resolutiva e de ação no dia a dia. Tenho certeza de que com esse modelo mental sua carreira tenderá a decolar. E vamos combinar: é simplesmente fantástico estar próximo de gente positiva, não é? Até o clima fica mais leve!

Por outro lado, é também provável que você conheça alguém do seu ciclo de relacionamento que acha que tudo é um problema. É aquela pessoa que na reunião sempre coloca obstáculos para fazer algo ou tem a mania de só ver o lado negativo das coisas. Usualmente, essas são as mesmas que ficam paralisadas em sua carreira profissional e, quando há uma lista de demissão, são elas que lá estarão. Se você observar bem, são essas as mesmas pessoas que têm poucos amigos e estão quase sempre envolvidas em confusões e fofocas.

Para quem busca ter cada vez mais leveza na vida e destaque profissional, é preciso estar atento a essa questão, gerenciando especialmente as atitudes nocivas e negativas que usualmente temos. À medida que você coloca seu foco em um problema, ele naturalmente começa a se tornar mais forte. Mas, se você está bem, é provável que reaja de maneira positiva às situações. Da mesma forma, se não estiver tão bem assim, certamente olhará para tudo de maneira mais crítica.

Com estruturas cada vez mais enxutas nas empresas e clientes cada vez mais exigentes, as organizações buscam constantemente profissionais proativos, propositivos e que apresentam solução aos problemas. Vamos lembrar que se a empresa fosse perfeita não precisaria fazer novas contratações. Então, se você trabalha lá, é porque terá, constantemente, que transpor obstáculos e ser desafiado(a). Ficar apenas reclamando quando isso acontecer vai dispender sua energia de forma desnecessária, além de marcá-lo(a) como uma pessoa negativa, do contra e “reclamona”.

Abertura mental é fundamental a qualquer profissional, independentemente do nível hierárquico que ocupa dentro da empresa. Do estagiário ao presidente, são requeridos planos de ação na busca dos resultados corporativos, mesmo diante das adversidades. Vivemos em um ritmo cada vez mais acelerado nos inúmeros afazeres que temos, sendo necessário nos adaptarmos constantemente. Em minha atuação como headhunter, o famoso “caça-talentos”, tenho observado em reuniões com clientes e candidatos pessoas que se deixam contaminar pelo contexto atual, quando negativo – primeiro com a pandemia da Covid-19 e depois com as intensas discussões sobre as eleições. Consequentemente, passam a ter uma visão negativa de praticamente tudo. Eu preciso lhe dizer que essa atitude é péssima, tanto para sua saúde física e mental, quanto para sua credibilidade. E ninguém melhor do que você para avaliar qual é o seu momento e qual imagem tem deixado nas pessoas.

Se você anda perdendo a paciência com facilidade ou se queixando de tudo com frequência, é um alerta de que você pode estar se tornando a sua pior versão. Observe se os colegas de trabalho, por exemplo, já estão dando feedbacks quanto ao seu mau humor. Se isso estiver ocorrendo, aconselho mudar. Aprender a buscar o equilíbrio é essencial para profissionais que desejam ter êxito na carreira, independentemente da idade. Maturidade emocional não diz respeito a quantos anos você tem, mas está relacionada, ao modo como lida com os problemas. Portanto, se você está se percebendo com os nervos à flor da pele, impaciente e nervoso(a), desacelere, revise o que te incomoda e procure entender o que pode fazer para melhorar. Afinal, protagonismo é essencial, e ninguém fará isso por você.

A vida pede leveza, sobretudo ação. Fazer pequenas pausas e reflexões faz bem a qualquer pessoa. E vamos combinar: antes de sermos bons profissionais nas empresas, precisamos ser bons seres humanos; não é verdade? Logo, sempre é possível mudar nossas atitudes, evitando perdas na vida pessoal e profissional, uma vez que o mau humor afeta a motivação, a produtividade e as relações interpessoais.

Olhe para si e faça diariamente uma autoavaliação – isso vai te ajudar a resolver várias questões em sua vida nos mais variados aspectos. E lembre-se sempre que se você não estiver dando conta de resolver a questão sozinho (a), procure um processo de terapia, meditação, coaching ou mentoring com profissionais capacitados. O processo de autoconhecimento é um investimento em si mesmo e, te garanto, traz resultados fabulosos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas