Opinião

Transparência e ousadia te colocam em destaque

Transparência e ousadia te colocam em destaque
Crédito: Carmine Furletti

 Em meio à correria do cotidiano e com agendas atribuladas, precisamos entregar nossos resultados e lidar com pessoas de perfis cada vez mais distintos. Com a adoção das políticas de diversidade e inclusão pelas empresas, usualmente nossos pares, liderados ou mesmo líderes nem sempre têm o mesmo repertório que o nosso, tampouco as mesmas características, logo, com tamanha diferença, é preciso maestria e maturidade emocional para transitar nesta arena propícia a desafios e atritos.

Você não precisa sempre concordar com a opinião do outro – isso já sabemos; não é verdade? Mas também é importante relembrar que em ambientes onde não concordamos 100% com os demais, nossa opinião também não deve prevalecer. Se vivemos em sociedade precisamos gerenciar nossas relações, em especial dentro do ambiente corporativo, por afetar diretamente a credibilidade.

Com a queda progressiva do poder e controle, as empresas, principalmente as mais estratégicas, têm criado fóruns de discussões e um ambiente onde todos podem expressar suas opiniões sobre absolutamente tudo. Até mesmo um estagiário está apto a dar uma sugestão que pode literalmente transformar o business. Por isso, ter atenção aos detalhes do que as pessoas têm a dizer e contribuir é de suma importância.

Nesse contexto, ser transparente é diferente de dizer tudo o que se pensa. É preciso cautela com as palavras, cordialidade e educação até mesmo para contrariarmos alguém. E é interessante buscar sempre agir com transparência como um estilo de vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Por isso o autoconhecimento é de suma importância, pois, ao se conhecer, você sabe quais são seus pontos fortes e os que precisa desenvolver, sabe o que te agrada e do que não gosta, podendo se posicionar em alguns momentos em que não se sentir confortável. Lembrando que nem sempre faremos somente o que apreciamos dentro das organizações.

Nada pior do que profissionais que não são transparentes. Usualmente eles jogam o jogo e se adaptam a cada situação. Como sabiamente disse certa vez o pastor Hermes Fernandes: “A luz só penetra onde houver transparência.” E você, é transparente em suas relações pessoais e profissionais?

Ousadia também é algo que usualmente está presente em profissionais de sucesso, afinal ser ousado é fazer ou dizer algo que a maioria das pessoas não teria coragem. O ato de ousar está presente no instinto do ser humano. As crianças, sem ter o conhecimento sobre os riscos que correm, ousam quando fazem algo que é desconhecido para elas ou de aparente perigo. Em um mundo corporativo de altíssima competição se sairá melhor aquele profissional que se preparar bem e que tiver ousadia nas veias para se destacar. Logo, é importante saber que se quiser ter êxito profissional precisará ousar, especialmente em um mundo de intensas mudanças.

Quer ser ousado? Vá até o fim. Não é mais suficiente simplesmente dizer que fará algo, é necessário agir. Quando sua palavra é boa e você a sustenta com ações, as pessoas confiarão nela e olharão para você como alguém ousado e confiável. Profissionais ousados são capazes de fazer experimentos antes de se lançar em um projeto maior. Segundo Mark Zuckerberg, criador do Facebook, atual Meta, “o maior risco é não se arriscar. Em um mundo que muda muito rápido, a única estratégia em que a falha é garantida é não arriscar”.

Se você não está satisfeito com o que vem conquistando em sua vida, invista na própria ousadia, lembrando que ser ousado não significa fazer de qualquer jeito, pelo contrário! Ser ousado é se preparar bem para realizar de forma inusitada novos projetos pessoais e profissionais. Todos nós precisamos de coragem, mas a ousadia vai além dessa qualidade. Logo, ser ousado é unir à coragem a criatividade, de modo que soluções inovadoras possam ser construídas e colocadas à disposição da sociedade — por meio de produtos, serviços e novas formas de comunicação e satisfação das pessoas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas