Opinião

Transportando sustentabilidade

Transportando sustentabilidade
Crédito: Freepik

Em um gesto ousado e pioneiro em prol da sustentabilidade, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de lançar, em parceria com a Celo 4 Earth, a calculadora de emissões veiculares Verden. Com acesso pelo site do seu programa ambiental, o Despoluir (www.despoluir.org.br), a plataforma de cálculo e compensação de emissões, surge como solução de apoio ideal para o cálculo das emissões por combustão móvel de uma frota.

A Verden foi desenvolvida e auditada respeitando os critérios de cálculo propostos pelo Protocolo Brasileiro GHG Protocol e certifica as compensações de emissões com uso dos protocolos de segurança do ICP Brasil.

Em um contexto de emergência climática, com o risco real de desequilíbrio ambiental e perda da capacidade de resiliência do planeta, essa iniciativa é gigante. Especialmente se consideramos a característica do transporte de carga nacional, fortemente sustentado no modal rodoviário.

Com a Verden, o setor de transporte nacional recebe, de forma acessível e com lastros firmes (monitorável, rastreável e verificável), uma poderosa ferramenta de contribuição para a sustentabilidade. Além de calcular a pegada de carbono da atividade transportadora, a calculadora apresenta e encaminha solução de neutralização.

Essa iniciativa vem coroar o sucesso do maior programa privado ambiental do transporte no Brasil: o Despoluir. Lançado em 2007, o programa é fruto da consciência de que o transporte, como atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, precisava também assumir sua cota de responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente.

O programa investe diretamente na sustentabilidade do setor e, junto com diversos atores, constrói oportunidades para alavancar o empreendedorismo ambientalmente adequado e socialmente justo. Nesses 15 anos, já efetuou inspeção ambiental em 3,7 milhões de veículos, é operado por 24 Federações e atende diretamente 55 mil transportadoras.

Não sem razão, em 2020, o Despoluir recebeu o prêmio internacional Big Push Ambiental da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina das Nações Unidas) – iniciativa que tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade e oportunidade de showcase às experiências que geraram resultados concretos em direção à sustentabilidade do desenvolvimento.

Em momento em que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) reconhece a crise climática como ameaça à segurança mundial, o lançamento da Verden pela CNT coloca o setor empresarial brasileiro de transporte como exemplo de proatividade no plano global para a descarbonização.

Como sabemos, a atividade transportadora está na base da economia, movimentando todas as demais atividades e possibilitando o funcionamento dos serviços e das cadeias produtivas, além da própria mobilidade da população. Aplicada ao setor de transporte, a Verden torna-se, assim, veículo impulsionador da transição para um estilo de desenvolvimento sustentável em todo o Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas