Um brinde à moderação
Bernardo Paiva*
O universo cervejeiro é fascinante. É de uma diversidade imensa e está em constante evolução. São novas marcas, novos sabores, novos ingredientes e novos territórios que são criados a todo instante. Só uma coisa, no entanto, não podemos permitir que mude nunca: a importância do consumo consciente de bebidas alcoólicas. Somos apaixonados por cerveja e pelo que fazemos. Por isso, sabemos da responsabilidade que temos em promover cada vez mais a moderação no consumo das nossas cervejas.
Hoje há uma legislação bastante completa no nosso País, com punições cada vez mais rígidas para evitar situações de risco relacionadas ao álcool – como consumo por menores de 18 anos ou associado à direção. Mas nós sabemos que não será apenas com leis e penalidades que conseguiremos construir uma cultura de consumo consciente.
Beber com moderação é responsabilidade de todos nós. Mas, além disso, acreditamos que o trabalho em rede é imprescindível para a conscientização real. Isso deve partir da união de empresas, órgãos públicos, universidades, instituições não governamentais e a própria sociedade civil para garantir que o consumo consciente e o debate em torno do assunto seja permanente, com foco no longo prazo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Desde 2003, participamos das discussões na Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Também promovemos regularmente treinamentos sobre o tema com garçons e a brigada de bar dos eventos que apoiamos. Só nesse ano, capacitamos 1,8 mil pessoas durante a Copa do Mundo e o Carnaval.
Outra frente muito importante que lideramos foi o projeto de segurança viária. Temos liderado projetos que subsidiam o poder público com dados e ferramentas eficazes no combate à mortalidade no trânsito. Em 2015, ajudamos na criação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em São Paulo, e, em 2016, do Brasília Vida Segura, em Brasília. O modelo deu tão certo que será exportado para República Dominicana, Índia, África do Sul e China. Além disso, o modelo também será replicado no restante do Brasil em parceria com o Ministério das Cidades e com o Instituto Tellus.
Mas além de informar, também temos nos dedicado a formar: fizemos parcerias com ONGs que trabalham com jovens e criamos o projeto Na Responsa, que conscientiza menores de 18 anos em comunidades de baixa renda sobre o consumo consciente de bebidas alcoólicas.
Em Heliópolis, São Paulo, o programa conseguiu reduzir em 8 vezes o consumo de álcool por menores de idade, segundo dados da consultoria MGov, que consolidou os resultados do projeto.
Como repetimos por todos esses anos, não nos interessa o lucro vindo do consumo indevido de nossos produtos. Estamos e queremos continuar nas mesas de almoço de família, festas dos amigos, churrasco no final de semana, happy hour e em outros momentos de confraternização, de alegria. Por isso, moderação é palavra de ordem. Afinal, quando consumida indevidamente, a bebida alcoólica é capaz de causar prejuízos indiscutíveis. Essa é a realidade e não pode ser ignorada.
Agora, neste 14 de setembro, como já fazemos há nove anos, vamos promover o nosso Dia de Responsa, a data mais importante do nosso calendário. Neste dia, todos os nossos funcionários – e somos mais de 32 mil só no Brasil – saem às ruas visitando bares e restaurantes para engajar donos, garçons e atendentes em geral sobre a importância da moderação. É mais um passo que damos rumo à conscientização e à celebração sem excessos.
* Presidente da Ambev
Ouça a rádio de Minas