Opinião

Um gesto vale mais que mil palavras!

Um gesto vale mais que mil palavras!
Crédito: Freepik

“Um gesto vale mais que mil palavras!”. Com esta mensagem, Frei Claudio marcou sua presença à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, durante mais de 40 anos. Para ele valia mais o amor, a presença, a solidariedade, a empatia, do que palavras. Ele transmitia o sentido dos Evangelhos com os ensinamentos e o exemplo de Cristo.

Além disso, a indiscutível liderança de Frei Claudio na Comunidade Carmo-Sion nos fez compreender a importância de atuar na realidade com o compromisso de construir um mundo mais justo e mais feliz.

Incansável no exercício do seu sacerdócio, fazia reflexões e homilias para que os paroquianos compreendessem melhor a mensagem do Evangelho e se despregassem de antigas concepções e crendices, que nos acomodavam num cristianismo ultrapassado e distante da espiritualidade de Jesus.

Frei Claudio é uma dessas pessoas com que, vez por outra, o mundo é presenteado; pessoas que marcam presença bonita, forte, carismática e indelével porque são capazes de ver a realidade com o olhar do coração e de praticar uma espiritualidade que os inspira a participar e contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor.

A partida de Frei Claudio deixa um grande vazio na Comunidade, mas é, sobretudo, na convivência como amigo, que sua falta se faz sentir enormemente. Ainda que ele tenha se afastado devagar, docemente, pelas mãos do Alzheimer, tentando talvez que nos acostumássemos com a sua ausência, isso não diminuiu a dor de saber que não os veremos mais.

A lembrança de tantos ensinamentos e de cada momento juntos, alegres ou tristes, que tivemos o privilégio de compartilhar, marcará para sempre nossa caminhada.

Por estar muito à frente de seu tempo, Frei Claudio conquistou muitos seguidores e amigos, mas foi também incompreendido e teve que enfrentar dura oposição. Mas como ele sempre dizia: no final tudo é graça.

Apesar da partida, ele segue conosco, com sua luz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas