Você pode ser assertivo e cordial
Ao longo do dia, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, lidamos com pessoas dos mais variados perfis e cada um vai deixando marcas em tudo o que faz e fala, mas nem sempre as pessoas avaliam os impactos que geram nas outras pessoas. É provável que você conheça alguém que sempre quer se posicionar, expressando sua opinião sobre absolutamente tudo. Esse tipo de postura é importante, mas há formas, momentos e locais adequados para isso.
Engana-se quem acredita que ser sincero e dizer tudo o que pensa significa ser transparente. Ter sabedoria é saber se posicionar com cordialidade e equilíbrio, mantendo as relações criadas. “Quem fala o que quer, ouve o que não quer” – já dizia o ditado que sempre pode ser lembrado em nosso dia a dia, e serve para todas as esferas da vida.
Nas empresas, com a adoção cada vez maior de conceitos sobre diversidade, inclusão e equidade em um mesmo ambiente, temos pessoas completamente distintas e saber respeitar as diferenças é de suma importância para quem quer ter êxito. Neste cenário, a diversidade de ideias é algo presente, sendo linda na sua definição, mas árdua para lidarmos.
Compartilhar a rotina com pessoas que pensam diferente da gente é uma arena propícia para conflitos, mas com maturidade emocional, sabedoria e escuta ativa é possível entender que duas ideias, mesmo que conflituosas, podem gerar um caminho do meio, sem extremismos, rumo a tão falada inovação, algo constantemente buscado pelas empresas. É preciso muito cuidado para não entrarmos em arenas de polarização, impactando nossa credibilidade e, consequentemente, nossa empregabilidade.
Já sabemos que lidar com perfis que adotam o “sincericídio”, ou seja, falam o que pensam sem filtro, não é simples, nem fácil. Usualmente, pessoas sinceras demais costumam ser grosseiras no trato e buscam se impor a qualquer custo. Se você convive com um colega de trabalho assim, não se abale, nem se contamine com essa atmosfera tóxica. Se a pessoa te incomodar ao extremo, chame-a com cordialidade e lhe dê um feedback sobre seu comportamento. Agora, se é você que anda tendo esse tipo de postura, aconselho a repensar sobre suas atitudes.
A vida é repleta de oportunidades e cabe a cada um de nós decidirmos qual estilo seguir e, claro, arcar com nossas escolhas. Toda ação gera uma reação, logo, tudo o que fazemos vai reverberando ao longo do tempo. Se plantamos manga, colhemos manga, ou seja, nossa vida é fruto daquilo em que investimos todos os dias. Sendo assim, é de vital importância nos conhecermos de maneira profunda, pois ao promovermos o autoconhecimento temos a chance de entendermos quais são nossos pontos fortes e aquilo em que ainda há oportunidade de melhorarmos. E que jogue a primeira pedra aquele que for perfeito. Estamos sempre buscando a melhoria contínua, com mais aprendizado, mais conhecimento e mais sabedoria. Maturidade é algo que usualmente vem com o tempo e é por meio das experiências de nossa vida que a adquirimos; não é verdade?
Somos falhos por natureza, afinal, somos humanos. Você já parou para refletir quais impactos têm gerado nas pessoas ao seu redor? É provável que hoje você tenha posturas diferentes, se comparar com 10 anos atrás. Ao longo do tempo vamos nos moldando, ganhando maior robustez e até mesmo mais resiliência e sabedoria. Aquilo que te irritava antes, hoje não irrita mais e da mesma forma aquilo que não tinha tanta importância, hoje pode ter outro sentido e outro valor na sua vida.
E vamos combinar, o bom da vida é isso: constante mudança! É preciso nos permitirmos, com flexibilidade, e nos adaptarmos ao novo – isso é sinônimo de uma rotina mais equilibrada, mais leve e com mais propósito. E para alcançar esse estágio é preciso que você saiba o que quer da vida – quais resultados você pretende alcançar e onde espera estar no curto, médio e longo prazos?
Fazendo essa reflexão fica mais fácil entender o que você precisa fazer, quais atitudes tomar e quais posicionamentos adotar. É assim que profissionais de sucesso fazem: eles se conhecem muito bem, e além disso vão se moldando, se adaptando com flexibilidade, maturidade emocional e com atitude ao longo do tempo. Sobretudo são cordiais, respeitosos e mantém a escuta ativa com as pessoas.
Ouça a rádio de Minas