Cases & Entrevistas

‘O Brasil é um País que ainda não deu certo’

As falas mais impactantes de empresários, políticos e acadêmicos sobre as reformas estruturantes necessárias ao Brasil
‘O Brasil é um País que ainda não deu certo’
Foto: Reprodução Flickr ACMinas

Confira algumas falas impactantes ditas ao longo dos ciclos de palestras do Seminário Permanente da Reforma do Estado Brasileiro da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) nos últimos meses:

“Nenhum Estado terá a chave do seu próprio cofre.”
Advogada e especialista em Direito Tributário, Misabel Derzi

“Precisamos dessa postura mineira de saber ousar.”
Ex-senador e ex-governador Eduardo Azeredo

“Temos que ter um pouco mais de consciência política, o que conseguiremos apenas por meio da mobilização social.”
Engenheiro e ex-diretor da Cemig e das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), Aloísio Vasconcelos

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Pela mudança climática, pelo aumento da população mundial e pela exaustão dos recursos minerais e naturais, é uma necessidade inadiável mudarmos a nossa forma de viver. Não apenas nas economias, mas uma mudança que se imponha ao mundo, de consciência em relação ao meio ambiente e às reservas sociais.”
Empresário e ex-prefeito de Betim, Vittorio Medioli

“Desenvolvimento e crescimento econômico não são destinos, mas escolhas que nós fazemos (…) Não vamos reconstruir o Brasil ou construir um caminho novo olhando pelo retrovisor.”
Professor e ex-ministro do Trabalho e do Planejamento, Paulo Paiva

“O Estado não entrega bem os serviços nem a estrutura necessária para as pessoas sobreviverem […] Os governos estão reféns de todo o sistema político e sem nenhuma capacidade de propor ou articular transformações que representem algo na vida da população. Há uma série de atividades que não precisariam estar nas mãos dos governos.”
Ex-governador Paulo Brant

“Nós, infelizmente, não temos representatividade no meio político (…) Nenhuma prefeitura, nenhum governo e nenhuma federação, no nosso caso, têm uma visão para o terceiro setor. Estou descrente.”
Presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato

“A reforma tributária é a mais estruturante para a economia brasileira, por trazer a tentativa de aumentar o ganho de produtividade. O Brasil precisa ter uma economia mais dinâmica, tecnológica, competitiva e sustentável, sendo capaz de produzir mais riquezas.”
Deputado federal Reginaldo Lopes

“O Brasil é insustentável a médio e longo prazo […] Temos em torno de 110 milhões de brasileiros que dependem do Estado, 1,5 milhão de empresas consideradas de médio e grande porte, que são as principais pagadoras de impostos, e 43 milhões de pessoas pagando impostos. Temos que passar a tratar as empresas, os investidores e nossos jovens como um potencial de riqueza. A mão de obra precisa sair da transição da dependência do Estado para a geração da própria riqueza.”
Senador Carlos Viana

“Sem governança, não vamos conseguir novos recursos. O que falta no Brasil é criar um ambiente adequado para os negócios, pois a atual insegurança jurídica gera desconfiança entre as instituições. Eu tenho horror de ouvir que um planejamento estratégico está sendo feito sem desenvolver um plano de ações.”
Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte e ex-presidente da Vale, Wilson Brumer

“O Brasil é um País que ainda não deu certo […] A primeira grande reforma do Brasil, sem a qual as demais são inúteis, é a eleitoral.”
Ex-ministro Roberto Brant

“Com a reforma tributária, pelo menos o setor produtivo vai trabalhar com mais segurança. Não vamos mais ficar tendo que litigar com os órgãos arrecadadores, como acontece hoje, de forma contínua. Se a carga continuar igual, eu diria que já é um avanço muito grande. O setor produtivo passa a ter mais previsibilidade e menos insegurança.”
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema

“A educação é altamente regulada, logo, precisa de boas leis. Mas boas leis e educação podem conviver mal […] Boas leis são essenciais, mas não podemos ser ingênuos: nem no problema de aprovar a lei, nem de conseguir uma lei que seja minimamente adequada, e nem de garantir que a lei seja implementada.”
Professor Cláudio de Moura Castro

Confira todas as palestras sobre as reformas necessárias ao Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas