Parceiros do Futuro

Identidade mineira guiará planejamento estratégico do projeto em 2026

Parceiros do Futuro aposta em vocações regionais para estruturar proposta de desenvolvimento sustentável para o Estado
Identidade mineira guiará planejamento estratégico do projeto em 2026
Foto: Reprodução Adobe Stock

Às vésperas de um novo ano, renovam-se também as expectativas acerca do Parceiros do Futuro. Mantendo o propósito de discutir de forma aprofundada os desafios e as oportunidades de Minas Gerais e do Brasil, o projeto, fruto de parceria entre o Diário do Comércio e a consultoria Spine, dará continuidade aos debates, encontros e conteúdos estratégicos, sempre pautados pelos pilares estabelecidos desde o seu desenvolvimento:

  • Diversificação econômica, superação da dependência do extrativismo e agregação de valor de produtos, serviços e cadeias produtivas;
  • Tecnologia verde e regeneração, com linhas de crédito especiais e produtos de alto valor agregado;
  • Geração de riquezas de forma equilibrada, com o fomento à integração entre academia, setor produtivo, governo e sociedade civil.

Para isso, já estrutura, desde agora, os próximos passos. A começar pelo comprometimento e engajamento de lideranças do setor privado, do poder público e da academia com a iniciativa em diferentes frentes de atuação. No 1º Fórum de Líderes, realizado em outubro, cada um indicou dois temas entre os pilares em que poderá contribuir nas próximas etapas do projeto e também se comprometeu a engajar pelo menos mais uma liderança para aderir à iniciativa.

Imagem gerada por inteligência artificial (IA)

Conforme a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, para 2026 a meta é ampliar o Parceiros do Futuro em uma espiral de planejamento e execução. “Assim conseguiremos ampliar o grupo, diversificando e agregando novas lideranças de forma que avancemos na proposta de futuro para Minas Gerais. É um momento oportuno, pois já temos grupos fazendo o mesmo pela Capital, que é o Codese-BH (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte) e o próprio governo federal com a Estratégia Brasil 2050. A proposta, então, é fazermos algo neste sentido, por Minas Gerais”.

Já o economista e fundador da Spine, Frederico Madureira, reforça continuidade do trabalho por meio do jornalismo propositivo, “apontando caminhos que possam contribuir para transformar Minas num cenário de prosperidade real”.

Assim, o próximo ano do Parceiros do Futuro tem a perspectiva de ampliação do ciclo de encontros; a publicação de conteúdos propositivos, a partir dos diagnósticos traçados entre o fim de 2024 e todo o ano de 2025; e um olhar estratégico para a identidade de Minas Gerais, a fim de entender suas vocações, culminando com a estruturação de uma proposta de planejamento de longo prazo para o Estado.

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