CIEE/MG - Estágio e Aprendizagem

Aprendizagem é eficaz na inserção de jovens no mundo do trabalho

O Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) é uma excelente alternativa para desenvolver pessoas e potencializar talentos
Aprendizagem é eficaz na inserção de jovens no mundo do trabalho
Jovens do Programa de Aprendizagem do CIEE/MG | Créditio: Fernando Beiral / SECOM – CIEE/MG

Atualmente, as organizações estão investindo em estratégias que contribuam para a elevação do potencial de seus colaboradores. Muitas são as que promovem ações pautadas na inserção de jovens no mercado de trabalho e no desenvolvimento profissional desses novos talentos.

Apresentamos o Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) como excelente alternativa para desenvolver pessoas e potencializar talentos por meio de uma metodologia dinâmica e atualizada.

O Programa de Aprendizagem implantado pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) atualmente é referência em todo o Estado. A instituição atende nas principais cidades mineiras com diversas modalidades de capacitação.

A aprendizagem é uma das principais e mais eficazes políticas públicas para a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Além de uma capacitação cuidadosamente preparada para promover o embasamento teórico necessário às demandas da empresa contratante, o aprendiz tem a oportunidade de desenvolver atividades práticas e desafiadoras, diretamente vinculadas ao conteúdo teórico aprendido.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Trata-se de um programa de formação básica com uma metodologia pedagógica moderna e atual, conduzido pelo CIEE/MG em atendimento ao que é preconizado pela Lei 10.097/00, conhecida como Lei da Aprendizagem.

Podem ser aprendizes os jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

Quanto às contratantes, a Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e de grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

Ex-aprendiz de olhos abertos para um futuro promissor

Gabriel Vinicius Lages de Jesus Ferreira, egresso do Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), compartilha um pouco da jornada que trilhou como aprendiz, as experiências adquiridas e os benefícios colhidos, após concluir o programa.

Gabriel Ferreira, do CIEE/MG
Gabriel Ferreira é grato ao CIEE/MG pela oportunidade como aprendiz | Crédito: Ana Luísa / SECOM – CIEE/MG

A capacitação teórica cursada por Gabriel foi a de Serviços Administrativos, o que fez uma grande diferença na atividade prática no departamento pessoal da empresa contratante. “Minha tia foi minha incentivadora e foi por orientação dela que consegui ser aprovado para a vaga de aprendiz. Achei que era somente a parte prática, mas após as primeiras orientações do CIEE/MG ficou claro como o programa funcionava”, destaca.

O ex-aprendiz destaca a importância do acompanhamento e do apoio que recebeu dos instrutores da Aprendizagem do CIEE/MG. O primeiro contato que teve no início da capacitaçãofoi com a instrutora Adriana Magalhães. Ela o acolheu e mostrou a ele um mundo totalmente novo com as informações compartilhadas.

“Inicialmente o contato com o mundo do trabalho me assustou, por ser uma coisa nova e principalmente por eu não ter experiência nenhuma, não tinha costume de seguir regras com facilidade e no quesito comportamento eu não tinha noção, mas tirando essas preocupações iniciais o processo foi muito tranquilo, me receberam muito bem e as aulas foram muito bem ministradas. Hoje eu vejo que foi apenas um susto por ser uma experiência totalmente nova.” acrescentou Gabriel.

Atualmente trabalhando em uma clínica médica, muitas possibilidades estimulam Gabriel a acreditar que pode conquistar outros objetivos e ele está com os olhos bem abertos para um futuro promissor. Suas pretensões são fazer o curso superior de Biomedicina e prestar concurso para a Polícia Civil, pois seu sonho é se tornar perito criminal. Ao encerrar seu depoimento, ele declarou que levará consigo boas lembranças, as experiências adquiridas e a gratidão pelo CIEE/MG, que o ajudou a enxergar novos objetivos.

Conteúdo elaborado pela Secretaria de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) Rua Célio de Castro, 79 – bairro Floresta (BH-MG) (31) 3429-8100 – Telefone e WhatsApp: [email protected] www.cieemg.org.br

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas