CIEE/MG - Estágio e Aprendizagem

Programa de Estágio do CIEE/MG já beneficiou mais de um milhão de estudantes

Um dos expoentes oriundos do programa é o jornalista Gustavo Cícero, atual repórter da Rádio Itatiaia
Programa de Estágio do CIEE/MG já beneficiou mais de um milhão de estudantes
Ex-estagiário pelo CIEE/MG, Gustavo Cícero agora é repórter da Rádio Itatiaia | Crédito: Secom / CIEE/MG

O investimento das organizações em estratégias que potencializem a atuação e o desempenho de seus colaboradores é cada vez maior. A identificação e a retenção de novos talentos são fatores preponderantes e decisivos em diversos aspectos, especialmente como diferencial estratégico.

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) apresenta o programa de Estágios como excelente alternativa para a contratação de estudantes dos ensinos médio, técnico e da educação superior com segurança, credibilidade e eficácia comprovados em todo o território mineiro.

O Programa de Estágio do CIEE/MG beneficiou, ao longo de 45 anos de atuação ininterrupta da instituição, mais de um milhão de estudantes nas principais cidades mineiras. No Estágio, o estudante tem a possibilidade de vivenciar na prática tudo o que aprende em teoria na sala de aula com o acompanhamento de um profissional experiente e em ambiente de trabalho.

O instituto do Estágio é regulamentado pela Lei 11.788/08 e completa dezesseis anos com importantes contribuições para estudantes em todo o País. Tanto empresas da iniciativa privada como órgãos da Administração Pública municipal, estadual ou federal podem contratar estagiários. As instituições de ensino são as principais intervenientes e responsáveis pelo acompanhamento dos estágios de seus alunos, visto que se trata de ato educativo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Conheça mais sobre o programa de Estágios do CIEE/MG.

Ex-estagiário pelo CIEE/MG transforma em realidade seu sonho de ser repórter

Gustavo Cícero, um jovem que nasceu no interior de Brumadinho, em um povoado chamado Colégio, no qual existem menos de 50 casas, mas que tinha o sonho ir para a cidade grande e fazer uma carreira profissional exitosa. Atualmente, é repórter da Rádio Itatiaia, uma das principais emissoras de rádio de Minas Gerais. Ele relata que o alicerce de sua trajetória começou com os estágios proporcionados pelo CIEE/MG.

A jornada começa quando Gustavo foi morar em Moeda, onde também conseguiu trabalho na oficina mecânica de um amigo. Iniciou a faculdade de Jornalismo em Belo Horizonte.

“Na oficina do meu amigo Evaldo eu fazia de tudo, atendia no balcão, tirava as notas fiscais, atualizava os conteúdos no site e tudo mais que fosse necessário, principalmente em relação à parte que dizia respeito à Comunicação”, conta entusiasmado.

Entretanto, a conquista de seu objetivo exigia experiência como jornalista. Fez inscrição e começou a acompanhar as vagas disponíveis pelo CIEE/MG. Ainda no início do curso, conseguiu um estágio por intermédio da instituição na Rede Minas, emissora de televisão do Governo do Estado.

“O CIEE/MG foi o elo que possibilitou a minha entrada como estudante de jornalismo em duas emissoras de TV, pois também trabalhei na Alterosa. Isso foi fundamental porque este é o ponto de partida para a minha carreira no jornalismo”, destaca o ex-estagiário.

Através dessa nova experiência, construiu relações que moldaram aspectos profissionais, sociais e culturais relevantes para o profissional que ele é hoje. “Eu auxiliava na produção do programa “Brasil das Gerais”, que ia ao ar todos os dias. Esta experiência foi importante porque me ajudou a desenvolver habilidades de interação com as pessoas, estabelecer relacionamentos e contatos, bem como realizar entrevistas sobre os mais variados assuntos, de Economia, passando por Saúde e até Psicologia”.

A atividade realizada durante o estágio de Gustavo era na produção e, portanto, nos bastidores. Ele não aparecia, não precisava ficar em evidência na tela. Assim, explorava o momento de background ou de pano de fundo, para conversar com as fontes, estabelecer relações, sondar o nível de preparo do entrevistado em relação a cada tema. Isso diminuía o risco de problemas na gravação ou nas interações ao vivo.

“O grande comunicador Eduardo Costa costuma dizer que ‘o jornalista é a pessoa que sabe de tudo e não sabe de nada ao mesmo tempo’. Acredito que para o jornalista produzir um programa, ele precisa estudar sobre determinado assunto e contar uma história com a ajuda e o depoimento dos entrevistados. Dessa forma, o jornalista consegue informar e orientar as pessoas sobre determinado tema”, esclarece Gustavo Cícero.

Ao final da conversa pedimos que ele compartilhasse um conselho para os jovens dos dias e hoje e ele compartilhou o seguinte pensamento.

Ao falar sobre as experiências acumuladas até os dias atuais, tanto por meio do estágio realizado quanto pelos diversos trabalhos realizados, Gustavo destaca que nem sempre uma pessoa de mais idade pode ser chamada de experiente ou que uma pessoa mais jovem deve ser considerada inexperiente.

“Estou atualmente com 26 anos e não sou a pessoa mais experiente do mundo, mas com o tempo eu aprendi que não precisa se ter uma idade para se ter experiência, que a experiência você vai construindo com a bagagem. É como se a gente nascesse com uma bolsa e, ao longo da vida, fôssemos colocando nela as nossas vivências, acumulando as experiências. Então, nenhuma experiência é negativa”, destacou.

Ao deixar uma mensagem para os jovens que estão em busca ou realizando o estágio, Gustavo Cícero ressalta que a responsabilidade pelo nosso sucesso depende de nós mesmos.

“Na vida, somos nós os principais responsáveis pelo nosso sucesso ou pelo nosso fracasso, independentemente de onde moramos e das adversidades que enfrentamos. Eu fui a primeira pessoa da minha família a cursar uma faculdade e utilizei os recursos do Fies, que, aliás, estou pagando ainda. Na vida não tem nada fácil. Talvez quem me escute hoje na rádio ou já me assistiu na TV Alterosa, não tenha a menor ideia da minha origem e dos desafios que enfrentei para chegar aqui. Devemos definir os nossos sonhos e seguir em busca do que queremos, pois em algum momento uma porta vai abrir e a oportunidade surge. Se não tiver clareza do que você quer, estude, se prepare e aproveite esse momento para identificar a área de maior afinidade”, finaliza.

Conteúdo elaborado pela Secretaria de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) Rua Célio de Castro, 79 – bairro Floresta (BH-MG) (31) 3429-8100 – Telefone e WhatsApp: [email protected] www.cieemg.org.br

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas