Prefeitura de Montes Claros promove posse de aprendizes

A Prefeitura de Montes Claros, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) promoveu, no dia 21 passado, a posse de mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz. Dessa vez, foram 50 jovens contratados pelo projeto, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG). A solenidade contou com as presenças do prefeito Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães e do secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo José Ribeiro, bem como outros secretários e autoridades do município. Representou o CIEE/MG o supervisor da Unidade Norte de Minas, Bacelar Botelho Junior.
O Programa Jovem Aprendiz da Prefeitura é uma oportunidade para jovens de famílias de baixa renda ingressarem no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que recebem capacitação e acompanhamento adequado. Ele atende jovens, com idade entre 14 e 20 anos, oriundos de famílias em vulnerabilidade social, egressos do trabalho infantil e de medidas socioeducativa, com renda inferior a três salários mínimos e que estejam cursando o ensino fundamental ou médio na rede pública montes-clarence. Os jovens foram selecionados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros.
Dedicação
“Sinto-me orgulhoso de participar desse projeto de construção da vida. Momentos como este nos incentivam a lutar ainda mais pelos jovens de nossa cidade”, enfatizou o prefeito Humberto Souto, que agradeceu a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo seu trabalho de dedicação com as pessoas. Já o vice-prefeito Guilherme Guimarães disse esperar que os jovens beneficiados pelo programa se empenhem em busca de novos conhecimentos e qualificações, que serão um diferencial em suas vidas.
Bacelar Junior ressaltou que foi emocionante ver os aprendizes na solenidade cantando e agradecendo pela oportunidade que estão tendo com o Programa de Aprendizagem do CIEE/MG. “No evento, estiveram aprendizes novatos e também os veteranos que, em falas emocionantes, expuseram a satisfação e o entusiasmo de participarem do programa”.
Caio Gabriel, 14 anos, é morador do bairro Santa Cecília. Ele enfatiza que a participação no programa é uma grande oportunidade para si. “Depois de passar no processo seletivo do CIEE/MG, agora tenho a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e ter mais possibilidades de entrar no competitivo mercado de trabalho”, enfatizou.
Parceria com o UniHorizontes
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) se reuniu, recentemente, em sua sede, com a coordenadora do Núcleo de Carreira e Empregabilidade das unidades Barreiro e Barro Preto do Centro Universitário UniHorizontes, Alexandra Carla Aguiar Antunes Soares. Ela foi recebida pelo supervisor do Setor de Operações, Ualisson Perez, pela psicopedagoga Daniela Flávia, pelo relações-públicas Fernando Beiral, e pelo colaborador do projeto de Ação-Escola Leonardo Bambirra.

Na pauta do encontro, os benefícios do Programa de Estágio tanto para as empresas e instituições de ensino, que são membro-cooperadoras do CIEE/MG, como para os estudantes. Na oportunidade, foi apresentada proposta para o desenvolvimento de uma ação compartilhada que beneficiará os alunos das duas unidades de ensino, com a divulgação de vagas e orientações sobre cadastro e capacitação gratuitos pelo portal da instituição.
Material elaborado pela Secretaria de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) | Rua Célio de Castro, 79 – Bairro Floresta (BH-MG)
Ouça a rádio de Minas