Prêmio nacional destacará empresas contratantes de jovens aprendizes

Em dezembro, o Brasil deverá conhecer as empresas que se destacarem na qualificação de seus aprendizes. Trata-se do ‘Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz (Meja)’, uma realização do Centro de Integração Empresa-Escola em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o GreatPlacetoWork (GPTW).
Segundo o regulamento, o Meja pretende distinguir e reconhecer as empresas e organizações que conferem oportunidades de crescimento profissional aos jovens e adolescentes, por meio do Programa de Aprendizagem Profissional, fundamentado na Lei 10.097/2000. A premiação visa estimular e promover a troca de experiências positivas e inovadoras sobre a aprendizagem profissional.
O Meja possibilitará que os aprendizes avaliem a experiência no mundo do trabalho, escolhendo, por meio de votação, as empresas que investem na formação, no treinamento e na capacitação dos jovens aprendizes. Os votos permitirão selecionar as empresas em cinco categorias: acolhimento, integração, desenvolvimento interno, satisfação pessoal, diversidade e inclusão.
O prêmio tem sua abrangência restrita às empresas, órgãos públicos e instituições em geral que possuam jovens aprendizes em sua base de colaboradores, tanto em parceira com os CIEEs de todo País quanto os contratados por outras instituições formadoras, em todo o território nacional.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As empresas receberão o reconhecimento, diretamente das mãos do MTE. A premiação obedecerá três segmentações, classificadas pelo número de colaboradores que possuem: Faixa A, com sete até 100; Faixa B, com 101 até 500 colaboradores; Faixa C, com 501 ou mais colaboradores.
O ‘Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz’ conta com a curadoria do Instituto de Pesquisa Toledo Associados, responsável pela apuração e divulgação dos resultados, visando garantir a isenção dos resultados apurados. A participação na pesquisa está destinada aos jovens aprendizes contratados atualmente em âmbito nacional, nos termos da Lei 10.097/2000.
Contrato
Estão aptos para participar da pesquisa como votantes jovens aprendizes que estejam com o contrato de aprendizagem profissional vigente e em concordância com a Lei 10.097/2000, ou seja, contratados por empresas que possuam sete ou mais colaboradores.
Os aprendizes terão o prazo das 8h do dia 9/10/2023 até as 23h59, horário de Brasília, do dia 12/11/2023, para preencher o instrumento de avaliação disponibilizado pelo instituto de pesquisa Toledo Associados.
A divulgação do ranking relativo ao ‘Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz’, com a entrega de troféus pelos parceiros do programa, ocorrerá em dia previamente divulgado, em solenidade, a ser realizada em local a ser definido futura e oportunamente.
Os aprendizes beneficiados com o programa Aprendiz Legal, gerido pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), podem participar da pesquisa, basta acessar o endereço https://melhoresempresas.social/avaliacao ou ler o QRcode ao lado.
Material elaborado pela Secretaria de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG). Rua Célio de Castro, 79 – Bairro Floresta (BH-MG)
Ouça a rádio de Minas