Programa de Aprendizagem do CIEE/MG impacta trajetória profissional de milhares de jovens

Desde 2016, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) tem impactado a trajetória profissional de milhares de jovens com o Programa de Aprendizagem, que está agora com nova identidade visual e metodologia pedagógica.
Os componentes estéticos da nova identidade foram escolhidos para destacar e refletir as preferências dinâmicas e os desejos contemporâneos, utilizando cores vibrantes, formas geométricas e uma tipografia moderna, conectada com a juventude.
O Programa de Aprendizagem do CIEE/MG oferece aos usuários – empresas contratantes, adolescentes e jovens – uma capacitação completa com uma moderna metodologia pedagógica que proporciona a interação dos aprendizes tanto com o cotidiano profissional quanto com a realidade vivenciada pelos colegas, em momentos de compartilhamento de experiências e conhecimentos.
A instituição investe cada vez mais na expansão do Programa de Aprendizagem do CIEE/MG e recebe o apoio de parceiros tanto do Poder Público quanto da Iniciativa Privada, o que permite oferecer aos jovens ingressantes no mundo corporativo uma experiência com o melhor acesso à capacitação teórica, tanto presencial quanto EAD, conciliada com a prática no ambiente do trabalho, nas principais cidades de Minas Gerais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os resultados obtidos com o Programa de Aprendizagem do CIEE/MG vão além da capacitação profissional, uma vez que o ingresso da juventude no mercado de trabalho com o devido preparo e em conformidade com a legislação vigente, traz contribuições significativas para o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, promovem ainda a inclusão social e a redução das desigualdades.
Transformação e inclusão
A trajetória de Sarah Vitória dos Santos, egressa do Programa de Aprendizagem do CIEE/MG, mostra claramente o poder transformador e inclusivo das atividades da nossa instituição em prol da juventude mineira. Atualmente, Sarah dos Santos é estudante de Administração e esta escolha foi inspirada pelos momentos desafiadores e inspiradores de sua jornada como aprendiz pelo CIEE/MG.
A ex-aprendiz conta que os primeiros quatro meses aconteceram no formato EAD, tanto com a capacitação teórica quanto com relação à parte prática, pois ela foi uma de muitos jovens que participaram da Aprendizagem durante a pandemia. De forma remota, ela recebeu as primeiras orientações sobre o ambiente profissional em que realizaria a prática da aprendizagem: uma fábrica de caminhões.
“Me senti desafiada logo no começo, mas tive apoio e acolhimento da empresa contratante e do instrutor do CIEE/MG em Sete Lagoas, unidade em que eu realizava a teoria da Aprendizagem”, destaca Sarah dos Santos.
Durante o processo de aprendizagem, Sarah dos Santos trabalhou com a organização de documentos, a elaboração e o controle de planilhas, bem como com o lançamento de dados no sistema, auxiliando na contabilidade do almoxarifado para realizar pedidos de peças e materiais. “Apesar de ter feito um curso de Excel antes da aprendizagem, estar no mercado e colocar em prática foi o que mais me ajudou e continua me ajudando até hoje. O que acontece é que muitas vezes nós investimos em cursos, procuramos conhecimento, não temos a oportunidade de colocar em prática e acabamos perdendo esse conhecimento.”
De acordo com Sarah dos Santos, a maior dificuldade enfrentada foi pessoal, pois precisou entender todas aquelas mudanças em sua realidade que envolviam uma migração do ambiente escolar para o mundo do trabalho. Portadora de uma leve deficiência motora, a compreensão e a superação de seus próprios limites também faziam parte daquele momento de descobertas. Ela conta que não sabia ainda como a deficiência iria impactar as atividades de rotina, mas hoje ela entende que os limites e o que ela pode ou não realizar, serão definidos por ela mesma.
“Eu tenho a consciência de que preciso intercalar os momentos em que fico parada e os que estou em movimento. Quando compreendi isso, foi mais tranquilo lidar com a minha rotina, aceitar os meus limites e não os da minha deficiência, entender como ela funciona. Eu não diria aceitação, mas sim uma compreensão do que eu tenho e como isso me afeta nas minhas tarefas do dia a dia e do trabalho. Agradeço muito ao CIEE/MG e à empresa que me contratou pelas descobertas e pelo conhecimento que obtive durante a Aprendizagem”, afirma Sarah dos Santos.
Conteúdo elaborado pela Secretaria de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) – Rua Célio de Castro, 79 – Bairro Floresta (BH-MG) – Contatos: (31)3429-8100 (Telefone e whatsapp) – [email protected] / www.cieemg.org.br
Ouça a rádio de Minas