Volta às aulas: Que tal um programa de estágio ou de aprendizagem?

O processo de formação profissional do estudante está além da teoria aprendida nos bancos escolares. Com a volta às aulas, o estudante que pretende investir em sua futura carreira pode colocar em prática a teoria aprendida nos bancos escolares com a prática do dia a dia do mercado de trabalho. Nesse sentido, a atividade de estágio é um excelente aliado para auxiliar nessa formação. Outra alternativa para jovens entre 16 e 24 anos seria ingressar em um programa de aprendizagem.
O período de volta às aulas é considerado um dos mais positivos para quem está à procura de uma oportunidade de estágio, já que há muita oferta de vagas e ainda pouca procura por parte dos candidatos. É que durante o início do ano letivo, as empresas voltam a buscar candidatos para renovar seu quadro de estagiários, por causa dos contratos de estágios encerrados devido à conclusão de curso ou encerramento do período contratual.
Só para se ter uma ideia, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), agente de integração presente há 43 anos em todo o território mineiro, que faz a ponte empresas, instituições de ensino e estudantes, está atualmente com 523 ofertas de estágio, em várias áreas de formação,oferecidas por empresas e instituições parceiras, particulares ou públicas de todo o Estado.
Para a psicopedagoga – e responsável pelo setor de vagas e que faz o contato com as empresas e o CIEE/MG -, Daniela Pinheiro, trata-se de uma excelente janela de oportunidades para o estudante que está interessado em adquirir experiência e ter contato com a profissão que escolheu. A especialista lembra que o estágio proporciona ao estudante a rara oportunidade de colocar em prática as teorias estudadas na sala de aula, além de ser um diferencial para inseri-lo no mercado de trabalho. Em muitos casos, lembra Daniela, há possibilidade de a empresa efetivar o estagiário ao final do contrato.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Inscrição
Para realizar a inscrição e concorrer uma das vagas de estágios disponibilizadas diariamente pelo CIEE/MG, basta que o estudante acesse o portal da instituição: www.cieemg.org.br ou procure pessoalmente umas das dezenas de unidades do agente de integração espalhadas por vários municípios mineiros. Após inscrição, indicando a área de interesse de formação, é só aguardar que, muito provavelmente, o jovem será convocado para disputar um dessas vagas.
Já para quem deseja se habilitar ao programa de aprendizagem, com a chancela da Fundação Roberto Marinho, a instituição oferece aos jovens o Aprendiz Legal. Trata-se de uma oportunidade do primeiro emprego formal. O programa é amparado pela da Lei da Aprendizagem (10.097/2000), prevista na CLT, que determina que as empresas de médio e grande portes destinem de 5% a 15% de suas vagas à contratação de pessoas com idade entre 14 e 24 anos, na condição de aprendizes.
Ouça a rádio de Minas