Parceiros

Homenagem do CIEE/MG ao Dia do Estagiário

Homenagem do CIEE/MG ao Dia do Estagiário
Alison Perez | Crédito: Fernando Beiral

Hoje, dia 18 de agosto, comemora-se o Dia do Estagiário. Atualmente a atividade de estágios para estudantes é um dos mecanismos mais importantes que convergem qualificação, formação e crescimento dos jovens. Trata-se de uma ferramenta fundamental na preparação de mão de obra inovadora, talentosa e com novas expectativas em relação à construção de um mundo melhor. 

A escolha da data tem relação com a publicação da Lei nº 11.788/08, que passou a regular a contratação de estagiários em todo o território nacional, trazendo novas regras como, por exemplo, o pagamento compulsório da bolsa-auxílio e do auxílio-transporte para os estágios não obrigatórios, a definição de uma carga horária máxima de seis horas por dia e de trinta horas semanais, recesso remunerado para os estagiários, bem como a possibilidade da contratação por intermédio dos agentes de integração. 

Além das mudanças citadas, a nova lei acrescentou às instituições de ensino a responsabilidade de acompanhar a realização de todos os programas de estágio, sejam eles obrigatórios – aqueles previstos na matriz curricular do curso e que exigem o cumprimento de formalidades e carga horária específica – ou não obrigatórios – modalidade em que o estudante realiza a atividade prática com a expectativa de vivenciar na prática o que aprendeu em teoria na sala de aula. 

Legislação

De acordo com Ualisson Perez, supervisor de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), foi uma época muito difícil e que exigiu resiliência das partes envolvidas. “Logo após a promulgação da lei, muitas empresas deixaram de contratar estagiários, imaginando que seria mais burocrático e arriscado. Logo, os empresários perceberam que a lei veio para resguardar os direitos tanto das contratantes quanto dos contratados, colocando as escolas na adequada condição de interveniente de todo o processo, uma vez que a própria lei define que o estágio é ato educativo”, ressaltou. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


OCIEE/MG atua em território mineiro há mais de quatro décadas e beneficia mais de 10.000 estudantes com oportunidades de estágio nos níveis médio, técnico e da educação superior. “Ao longo dos 42 anos de atuação do CIEE/MG, a instituição já atendeu quase meio milhão de jovens com o reconhecimento dos poderes executivo e legislativo do nosso estado, bem como diversas entidades de classes, instituições de ensino e empresas privadas”, acrescentou Ualisson. 

Ramon Santos | Crédito: F. Beiral

Durante a pandemia, as empresas deixaram de contratar todo o tipo de mão de obra e os jovens foram os que mais sentiram o impacto da estagnação do mercado de trabalho. Entretanto, o CIEE/MG continuou operando e disponibilizando oportunidades para os estudantes mineiros e muitos experimentaram, além da modalidade presencial, o modelo remoto do estágio. Ramon Santos, estudante do curso de Publicidade, foi um dos jovens que vivenciou essa experiência como estagiário na área de comunicação da instituição.

“Vim de Itabira para Belo Horizonte com a expectativa de interagir com meus colegas na sala de aula e aprender com os professores no modelo de ensino presencial. Infelizmente, a pandemia prejudicou parte deste meu momento acadêmico. No ano passado, surgiu a oportunidade de estagiar no CIEE/MG, mas a instituição estava atuando de forma remota com todos os colaboradores em home office. Para mim, foi um desafio o treinamento à distância e consegui vencê-lo com o apoio do meu supervisor e do restante da equipe. No mesmo ano fui efetivado e sinto que ainda há muito que fazer para que outros tenham maiores chances de ingresso no mercado de trabalho”, destacou. 

Levando em consideração as referências históricas, as áreas que mais demandam de estagiários são Tecnologia, Engenharias, Saúde e os cursos de gestão, como Administração, Ciências Contábeis e Economia. Outras áreas ganham força no mercado de trabalho como a Comunicação Social com o foco nas mídias digitais, a Pedagogia e a Psicologia. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas