Podcast

Megaleite em discussão no podcast do Diário do Comércio

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Fernando Reis, e o gerente de projetos da entidade, Bruno de Barros, participam desta edição

De 12 a 14 de junho, o Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, será palco da Megaleite 2025, o maior evento da pecuária leiteira da América Latina. Em edição especial do podcast Mercado & Agro, do Diário do Comércio, a jornalista Kátia Soares recebeu o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Fernando Reis, e o gerente de projetos da entidade, Bruno de Barros, para discutir os bastidores, expectativas e impactos da feira que reúne toda a cadeia produtiva do leite.

Com a marca de mais de 108 mil animais da raça Girolando registrados apenas em 2024 – um recorde histórico desde 1989 –, o setor chega à Megaleite em ritmo de crescimento. “É um megaevento que reúne desde o produtor até a indústria de insumos, passando por robôs de ordenha e tecnologias de ponta”, afirmou Luiz Fernando. Segundo ele, o volume de negócios da feira supera os R$ 200 milhões em poucos dias de evento. “É uma vitrine do que há de mais moderno na pecuária leiteira e uma excelente oportunidade para quem vive na cidade entender a força do campo”, destacou.

Bruno de Barros reforçou o papel estratégico da pecuária leiteira para Minas Gerais, maior estado produtor de leite do País: “O leite está presente nos 853 municípios mineiros. Produzimos cerca de 9 bilhões de litros por ano, considerando também o que não entra nas estatísticas oficiais por ser destinado à produção artesanal. Isso movimenta empregos, renda e inovação”, pontuou. O slogan da edição 2025 resume o espírito do encontro: “Dedicação que alimenta”.

Tecnologia, genética e sustentabilidade também estarão no centro das discussões da feira. Da seleção de animais adaptados à ordenha robotizada ao uso de inteligência artificial no campo, a cadeia leiteira tem se reinventado. “Hoje, conseguimos identificar genes que favorecem a produção de leite A2A2, de melhor digestibilidade. A tecnologia está em cada etapa, do pasto ao copo”, explicou Bruno. Para o público, o evento também oferece uma experiência sensorial: queijos artesanais, derivados lácteos e a chance de entender a complexa jornada por trás de um simples copo de leite.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O podcast Mercado & Agro está nas plataformas de áudio e no Youtube do Diário do Comércio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas