Podcast

Podcast Mercado & ESG recebe Breno Carone para discutir o evento Águas para o Futuro 2025

Entrevistado é o idealizador do Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

O podcast Mercado & ESG, do Diário do Comércio, recebe Breno Carone, idealizador do Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025. Em uma conversa conduzida por Kátia Soares, Carone detalhou os objetivos do evento, que será realizado entre 3 e 5 de junho, no Centro Cultural Unimed-BH Minas Tênis Clube.

O evento é um preparatório para a COP30 e promete reunir especialistas para debater soluções inovadoras para a gestão da água em tempos de crise climática. “Estamos diante de uma emergência climática que exige articulação global. A água é um eixo estratégico, e o evento será um espaço para construção conjunta de caminhos possíveis”, afirmou.

Com mais de 150 horas de conteúdo técnico e estratégico, o seminário contará com a presença de mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, além da participação de representantes de peso, como os 28 membros do Programa Hidrológico Internacional da Unesco (PHI), o CeReGAS e a iniciativa Isarm – Américas, que trata da gestão de aquíferos transfronteiriços. A diversidade de atores e o enfoque em inovação, resiliência urbana e sustentabilidade hídrica reforçam a vocação do evento como espaço de convergência entre ciência, política e sociedade.

Carone destacou ainda o papel do seminário na construção de um novo olhar sobre o desenvolvimento urbano, baseado em soluções baseadas na natureza e na cooperação entre setores. “Não se trata apenas de falar sobre água, mas de conectar a água às cidades, à vida das pessoas e às decisões que tomamos hoje com impacto direto nas próximas gerações. O seminário será um grande catalisador dessas discussões”, disse.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além dos painéis e apresentações no auditório principal, o evento, que tem entrada franca, contará com rodadas de articulação entre agentes públicos, privados e do terceiro setor, bem como um espaço exclusivo de networking. A expectativa dos organizadores é que o Águas para o Futuro 2025 não apenas antecipe os debates da COP30, mas também influencie políticas públicas e iniciativas concretas para cidades mais preparadas e sustentáveis diante dos desafios climáticos. O episódio está no ar no Youtube e nas plataformas de áudio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas