Política

Álvaro Damião assume a Prefeitura de Belo Horizonte em definitivo; confira o perfil

Vice-prefeito está à frente da Prefeitura desde janeiro após internação de Fuad Noman, que morreu nesta quarta (26)
Álvaro Damião assume a Prefeitura de Belo Horizonte em definitivo; confira o perfil
Crédito: Rodrigo Clemente/PBH

À frente da prefeitura de Belo Horizonte desde o início de janeiro, quando Fuad Noman se afastou para tratar de problemas de saúde, Álvaro Damião (União Brasil) assumirá o Executivo de vez após a morte do prefeito nesta quarta-feira (26).

“A política pode ser feita com ternura. Fuad era firme sem ser intolerante. Era propositivo, sem jamais ser impositivo. E sabia muito bem o que queria, sendo um homem do diálogo, da convergência e da união. Que sigamos seus ensinamentos e possamos cumprir os seus compromissos de fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver. Não vai ser fácil. Mas honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão”, declarou Damião, em suas redes sociais.

Agora, com a morte de Fuad, e Álvaro Damião assumindo a prefeitura, ele governará os próximos quatro anos, até 2028, sem vice-prefeito. De acordo com a Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte, “a eleição do prefeito implica a do vice-prefeito, que toma posse junto ao prefeito”, e prevê que o vice “substitui o prefeito em seus impedimentos e o sucede na vacância do cargo”.

Em seu primeiro mandato, Fuad Noman também não teve vice-prefeito, já que ele assumiu a Prefeitura após a saída de Alexandre Kalil (sem partido) para disputar o Governo de Minas. Segundo a Lei Orgânica, na ausência do vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte é o próximo na linha sucessória.

Quem é Álvaro Damião

Álvaro Damião é jornalista, tem 54 anos, disputa eleições há mais de dez anos e foi vereador de Belo Horizonte por dois mandatos.

Damião é belo-horizontino e foi apresentador por quase 30 anos da Rádio Itatiaia, cargo que acumulou com a função de vereador. Jornalista especializado em cobertura esportiva, ele também tem passagem por emissoras de TV, como a Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, e a Rede Record.

Foi eleito vereador pela primeira vez na disputa de 2016, quando ainda estava no PSB, com 6.093 votos. Em 2020 foi reeleito, já filiado ao DEM (partido que se uniu ao PSL em 2022 para formar o atual União Brasil), com 12.742 votos. Nas duas vezes em que tentou ser deputado federal, em 2018 e também em 2022, saiu das urnas apenas como suplente.

Projetos enquanto vereador de Belo Horizonte

Entre os projetos de lei que apresentou na Câmara ao longo dos seus dois mandatos está, por exemplo, uma proposta que obrigava a implantação de câmeras de segurança em estabelecimentos que vendem e compram sucatas, na tentativa de inibir o comércio de fios e cabos elétricos furtados.

Outra proposta dele obrigava estabelecimentos que comercializam “produtos com conotação sexual ou erótica” a colocarem um cartaz com a seguinte frase: “Denuncie a presença de criança ou adolescente neste local”.

Damião também assinou dezenas de propostas em conjunto com outros parlamentares, como a que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo e ao Fascismo, em 2023. No ano passado, endossou uma moção de apoio da Casa ao Senado para acabar com as saídas temporárias de presos condenados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas