Assembleias se reúnem para discutir crise no País

2 de junho de 2020 às 0h09

img
Crédito: Guilherme Dardanhan - ALMG

Após reunião realizada ontem, em videoconferência com presidentes de outros parlamentos estaduais brasileiros, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), divulgou nota defendendo a união entre os entes públicos para o combate à maior crise sanitária já enfrentada na história recente, além de lembrar que os valores democráticos têm igual importância para todas as instituições.

O encontro de ontem incluiu dirigentes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas. Atual secretário-geral do Colegiado, o deputado Agostinho Patrus sugeriu, no encontro, que as entidades representativas dos parlamentos estaduais se manifestassem oficialmente sobre as dificuldades vividas pela sociedade e pela democracia brasileiras.

A sugestão do parlamentar mineiro foi acolhida pelos demais participantes da videoconferência: o presidente do Legislativo goiano e do Colegiado de Presidentes, deputado Lissauer Vieira; a presidenta da Unale, a deputada baiana Ivana Bastos; e os presidentes das Assembleias do Amapá, Kaká Barbosa; da Bahia, Nelson Leal; do Ceará, José Sarto; do Mato Grosso, Eduardo Botelho; do Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa; da Paraíba, Adriano Galdino; de Pernambuco, Eriberto Medeiros; do Piauí, Themístocles Filho; do Rio Grande do Sul, Ernani Polo; de Roraima, Jalser Renier; e de São Paulo, Cauê Macris. Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, também participou da reunião o deputado Gustavo Carvalho.

Na nota divulgada pelo presidente da Assembleia de Minas, o deputado mostra preocupação com o atual cenário político.

“Presenciamos conflitos que vêm emergindo e se tornando rotineiros entre os Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Testemunhamos, ainda, sinistras manifestações em lugares públicos, com pautas antidemocráticas e avessas à liberdade, por vezes pregando golpes e a restrição da autonomia do cidadão”, registra o texto.

Antes do texto, publicado pelo deputado em seu perfil oficial no Twitter, ele explica a motivação de seu posicionamento: “Democracia pressupõe liberdade, possibilita o contraditório, significa respeitar o outro e outras formas de pensar. Sou filho de um Estado que tem na liberdade, diversidade e pluralidade suas maiores características e não posso deixar de me manifestar neste momento tão grave”, afirmou.

Diante disso, ao final da nota, o presidente da ALMG conclama as mineiras e os mineiros a se unirem em defesa da democracia, da liberdade, do bem comum e da paz social. “O funcionamento pleno e autônomo da imprensa, das diversas Casas Legislativas, do Judiciário, do Ministério Público e dos demais poderes constituídos garante a estabilidade necessária à promoção do bem comum e da paz social, tão fundamentais neste momento”, afirmou, também por meio de seu perfil na rede social. (Com informações da ALMG)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail