Brasil assume representação diplomática do México no Peru após rompimento de relações
O Brasil assumiu a representação dos interesses diplomáticos do México no território do Peru, anunciou o Ministério das Relações Exteriores neste domingo, depois que autoridades peruanas decidiram romper relações com o México após a ex-primeira-ministra peruana Betssy Chávez se refugiar na embaixada mexicana solicitando asilo.
“Atendendo a solicitação do governo mexicano, e diante da anuência do governo do Peru, o Brasil assumiu a representação dos interesses diplomáticos do México no território peruano”, informou o Itamaraty em nota.
O comunicado acrescenta que a medida “abarca a guarda dos locais da Embaixada do México no Peru, incluindo a residência do chefe de missão, bem como de seus bens e arquivos”.
Em novembro, o governo peruano rompeu relações com o México após a ex-primeira-ministra, que atuou sob o governo do ex-presidente Pedro Castillo.
Chávez enfrentava acusações criminais por seu suposto papel na tentativa de Castillo de dissolver o Congresso no final de 2022. Castillo foi destituído e continua preso.
Chávez estava presa desde junho de 2023, mas foi libertada por um juiz em setembro do ano passado, enquanto seu julgamento estava em andamento.
Conteúdo distribuído por Reuters
Ouça a rádio de Minas