Política

Câmara dos Vereadores aprova novas alíquotas previdenciárias para os servidores da Capital

Câmara dos Vereadores aprova novas alíquotas previdenciárias para os servidores da Capital
Alíquota da contribuição previdenciária dos servidores municipais passa a ser de 14% com a aprovação do projeto do Executivo | Crédito: Bernardo Dias / CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou ontem o Projeto de Lei (PL) 961/2020, de autoria do Executivo, que altera de 11% para 14% a alíquota da contribuição previdenciária mensal dos segurados do Regime Próprio de Previdência Social do Município.

De acordo com a CMBH, o texto original foi aprovado na íntegra pela maioria dos vereadores, sendo as cinco emendas parlamentares rejeitadas.

As alterações promovidas pelo PL 961/20 na Lei 10.362/11, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Belo Horizonte (RPPS), de acordo com o Executivo, visam à adequação das normas municipais à nova legislação federal sobre o tema, instituída pela Emenda à Constituição 103/19.

O texto determina ainda a concessão de reajustes a aposentados e pensionistas vinculados ao RPPS sem direito à paridade remuneratória. A proposta foi debatida com representantes da Prefeitura e dos servidores nos dias 10 de junho, 28 de julho e 1º de dezembro nas comissões e entre os próprios vereadores no Plenário no dia 9 de dezembro, véspera da aprovação em 1º turno. (Com informações da CMBH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas