Política

Presente na COP29, Zema anuncia nova meta de redução de emissão de gases em Minas

Estado prevê que, até 2030, seja reduzida em 30% a emissão de CO2
Presente na COP29, Zema anuncia nova meta de redução de emissão de gases em Minas
Governo de Minas anuncia novo compromisso global para redução das emissões de gases efeito estufa. Foto: Aluísio Eduardo/Digital MG

O Governo de Minas se apresentou, nesta terça-feira (12), para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) com o cartão de visitas de Estado mais sustentável do Brasil e o único do País que já cumpriu todas as etapas do processo da campanha global Race to Zero.

Em Baku, no Azerbaijão, o governador Romeu Zema reforçou o protagonismo de Minas Gerais na pauta climática e, ainda, anunciou um novo compromisso global para a política de neutralização: a implementação de uma meta intermediária para atingir 30% de redução das emissões de CO2 até 2030.

“Minas Gerais tem mostrado para o mundo que é possível crescer economicamente com sustentabilidade. Nós fomos o primeiro Estado da América Latina assinar o compromisso global Race to Zero, de neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050, e vamos chegar à meta intermediária de 30% até 2030 porque temos o governo e o setor produtivo trabalhando em conjunto”, afirmou o governador mineiro, Romeu Zema (Novo).

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a COP é o maior fórum mundial de debates sobre mudanças climáticas, contando com representantes de mais de 190 países. Para 2024, a temática escolhida foi In Solidarity for a Green World, que quer dizer “Em solidariedade por um mundo verde”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A comitiva mineira presente em Baku, liderada pelo governador, também conta com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, entre outras autoridades e parceiros.

Romeu Zema segue com a agenda durante o COP29 em Azerbaijão. Foto: Aluísio Eduardo/Digital MG

Minas vai firmar adesão à coalizão subnacional contra emissões de metano

Dando continuidade na agenda da comitiva mineira, o Estado pretende nesta quarta-feira (13) firmar adesão à coalizão subnacional para a Ação Contra o Metano (Smac), uma iniciativa do estado da Califórnia que já tem participação de mais de 150 países com vistas à redução das emissões de metano.

A expectativa é a de que a parceria se torne um catalisador para a atração de investimentos para a descarbonização da economia em Minas Gerais. Embora o Governo de Minas já tenha desenvolvido o Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG), com metas específicas para reduzir emissões de gases que provocam efeito estufa, inclusive o metano, a parceria com a Califórnia pode viabilizar a potencialização da implementação do Plac por meio da troca de experiências técnicas bem-sucedidas na região.

A mesma parceria permite ainda o compartilhamento de tecnologias inovadoras para o aprimoramento dos processos produtivos nos setores que geram emissões de metano, tais como agropecuária e resíduos.

A COP29 foi escolhida para o lançamento da ferramenta de Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV Climático), instrumento que será fundamental para mensurar o avanço sistemático do Plac-MG.

O MRV Climático será capaz de gerenciar resultados e impactos de ações prioritárias, implementadas pelo Governo de Minas rumo à neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa e à redução da vulnerabilidade climática de municípios, conforme objetivos firmados nas campanhas Race To Zero e Race to Resilience.

Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, destacou que a ferramenta reforçará o compromisso internacional no enfrentamento às mudanças climáticas.

“Temos chamado a atenção de governos de todo o mundo, que agora veem com esperança o engajamento de entes subnacionais em apoio ao compromisso do Brasil na mitigação dos impactos climáticos”.diz, Marília Melo.

Ela também acrescenra que garantir a transparência e o acesso intuitivo dessa ferramenta de implementação do Plano Estadual de Ação Climática é uma tarefa de interesse do governo mineiro.

O MRV Climático faz parte do projeto Melhorando o desempenho climático de Minas Gerais como força motriz para mobilizar investimentos verdes, elaborado pelo Centro Brasil no Clima e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono SA, em parceria com Minas Gerais.

O projeto foi submetido e aprovado no edital de Financiamento Climático Britânico – UK PACT 2023. Já a ferramenta funcionará como uma calculadora, que terá como base as 199 metas propostas pelo Plac-MG. O piloto da ferramenta vem sendo desenvolvido desde janeiro deste ano, a partir de 22 metas prioritárias.

* Com informações da Agência Minas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas