Política

Damião troca secretários e anuncia novos coordenadores na PBH; veja quem entra e quem sai

Apesar das mudanças no secretariado, o prefeito diz que não se trata de uma reforma administrativa, mas alterações pontuais
Damião troca secretários e anuncia novos coordenadores na PBH; veja quem entra e quem sai
Créditos: Juliana Sodré | Diário do Comércio

O  prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou, na manhã desta sexta-feira (04), mudanças na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Secretários foram substituídos e remanejados. Também foram anunciados dois novos coordenadores e o novo chefe de gabinete. 

Damião tomou posse na quinta-feira (3), mas já havia assumido como prefeito em exercício desde 4 de janeiro, após o afastamento do então prefeito Fuad Noman, que foi internado no Hospital Mater Dei para tratar um quadro de insuficiência respiratória e entrou em sucessivas licenças médicas. Fuad morreu no último dia 26, aos 77 anos.

Entre as mudanças anunciadas, o secretário André Reis, que até então estava no comando da Secretaria de Políticas Urbanas, assume a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. 

No lugar de Reis entra Leonardo Castro, que já atuava como Secretário Municipal Adjunto de Governo.

O delegado Márcio Lobato assume a Secretaria de Segurança e Prevenção Pública. Lobato foi delegado da Polícia Civil de Minas Gerais e comentarista de um telejornal policial apresentado pelo atual prefeito. Já o ex-vereador Rubão assume a Secretaria de Esportes e Lazer, substituindo Adriana Branco, que foi exonerada.

Guilherme Dalto, que atuou interinamente como secretário de governo durante a licença médica de Fuad Noman, agora foi oficializado na posição. Anteriormente, o cargo era ocupado por Anselmo Domingos, que não possui mais cargo na PBH.

Marcus Clemente continua internamente na Secretaria de Educação, depois da saída de Bruno Barral, exonerado do cargo na última quinta (3) por ser um dos investigados da operação OverClean, relativa ao período em que foi secretário na Bahia. “Ele assume interinamente a pasta, até a gente definir, de uma vez por todas, quem será o novo secretário ou a nova secretária de Educação”, pontuou o chefe do executivo municipal.

Álvaro Damião aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que estiveram na prefeitura. “São mudanças pontuais, não é reforma como muitos achavam que ia ser. São reformas pontuais e de filosofias de trabalho, apenas isso”, destacou o prefeito. 

Com as mudanças, além do secretário de Educação, saem os secretários Josué Valadão, que atuava na prefeitura desde o mandato de Márcio Lacerda (PSB), em 2009, e ocupava, até então, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; e Genilson Zeferino, então titular da pasta de Segurança.

Coordenadoria de vilas e favelas 

O prefeito anunciou ainda a criação da Coordenadoria de Vilas e Favelas, que ficará sob o comando de Marcos Crispim, que vai coordenar a atuação de sub-coordenadores nas nove regionais da cidade.

“Apenas um coordenador para cuidar de todas as vilas e favela de Belo Horizonte é impossível. Por isso, estamos criando espaços de ‘vilas e favelas’ dentro de cada regional. Toda regional terá um sub-coordenador para tratar diretamente com as pessoas os problemas de vilas ou favelas”, informou Damião.

Para coordenar a regional recém-criada do Hipercentro, Damião confiou o cargo a Álvaro Goulart, que já foi responsável pela regional Centro-Sul.

Como novo chefe de gabinete, o prefeito anunciou Duander Franco, que estava atuando em Nova Lima e retorna para Belo Horizonte. 

As demais secretarias se mantêm como estão. De acordo com o prefeito, não serão criadas novas, mantendo as 18 já existentes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas