Eleição de Gabriel Azevedo na Câmara acende chance de disputa para PBH

Com disputa acirrada ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo (sem partido) é um nome que acende forte chance de disputa para as eleições municipais de 2024. Isso porque o mandatário é especulado para se candidatar à vaga de prefeito da Capital, depois de ter vencido a chapa aliada que tinha como apoiador, o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD).
A vitória de Gabriel Azevedo foi consolidada com o voto do vereador Ramon Bibiano (PSD), do partido do prefeito, sinalizando um sinal de derrota para Fuad Noman. Pelo bastidores, a escolha de Ramon fragiliza o futuro, no caso de uma possível intenção de reeleição por parte do atual líder do executivo municipal, em 2024.
Noman era vice-prefeito municipal e foi empossado em março deste ano como prefeito, após Alexandre Kalil (PSD) ter deixado o ofício de prefeito de Belo Horizonte, para se candidatar ao posto de governador de Minas Gerais.
Outro fator predominante de uma possível candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é que Gabriel Azevedo foi protagonista da oposição ao ex-prefeito Alexandre Kalil, na CMBH, nos últimos anos. Ao presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da BHTrans, no ano passado, Azevedo votou a favor do relatório que pedia o indiciamento do então mandatário, além de outros envolvidos.
Votação
Gabriel Azevedo foi eleito com 21 votos contra 20 na manhã desta segunda-feira (12), e assume o cargo na casa legislativa já a partir de 2023. Atualmente, quem exerce a função de presidente é Nely Aquino, do partido Podemos, que apoiou a chapa liderada por Gabriel Azevedo durante a votação. Nely assumirá ao cargo de deputada estadual eleita em 2023.
Saiba quem é Gabriel Azevedo, novo presidente da CMBH
O novo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo tem 32 anos e exerce o seu segundo mandato como vereador da capital mineira. Na primeira vez eleito a vereador, em 2016, Azevedo conquistou 10.185 votos. Já em 2020, o vereador foi reeleito ao cargo com 13.088 votos.
No período de 2011 a 2014, Gabriel exerceu a missão de ser subsecretário de Estado de Juventude do Governo de Minas. Sem partido, Gabriel defende publicamente o discurso de candidaturas independentes a cargos políticos, que segundo ele é “como um instrumento de fortalecimento da democracia”. Para ele, a exigência da filiação partidária para uma candidatura é limitar o direito de participação na política.
O parlamentar é bacharelado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda. Possui ainda bacharelado em Direito, e atua como professor de Direito Constitucional em Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas