Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte?

Faltam exatos cinco meses para o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Você já sabe quem são todos os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte neste ano?
O registro das candidaturas só ocorre entre julho e o prazo final, em 15 de agosto. Mas os partidos já estão se movimentando desde o início do ano, anunciando publicamente seus nomes para o pleito.
Ou seja, ainda pode haver mudanças nos próximos meses, com alianças e desistências. O calendário eleitoral de 2024 é o seguinte:
- 6 de abril: foi a data-limite para o registro partidário
- 20 de julho a 5 de agosto: convenções partidárias
- 15 de agosto: prazo final para o registro de candidaturas
- 30 de agosto a 3 de outubro: propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
- 6 de outubro: primeiro turno das eleições 2024
- 27 de outubro: segundo turno (se houver)
Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
Os 13 nomes definidos até 6 de maio de 2024 são os seguintes, listados em ordem alfabética:
- Ana Paula Siqueira (Rede)
- Bella Gonçalves (PSOL)
- Bruno Engler (PL)
- Carlos Viana (Podemos)
- Duda Salabert (PDT)
- Fuad Noman (PSD)
- Gabriel Azevedo (MDB)
- João Leite (PSDB)
- Luísa Barreto (Novo)
- Mauro Tramonte (Republicanos)
- Paulo Brant (PSB)
- Rogério Correia (PT)
- Wanderson Rocha (PSTU)
Veja como os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte se apresentam
As fotos e descrições abaixo foram retiradas das páginas oficiais dos pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte no Instagram, no dia 3/5/2024, e também estão listadas em ordem alfabética.
Ana Paula Siqueira (Rede)
Deputada estadual, ela se apresenta como “mãe do João, do Antônio e do Manoel”, assistente social e educadora. Ela tem o apoio da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), do mesmo partido.

Bella Gonçalves (PSOL)
Deputada estadual, ela se apresenta como “lutadora pelo direito à cidade”, lésbica e cientista política. Ela tem apoio de Guilherme Boulos, do mesmo partido.

Bruno Engler (PL)
Deputado estadual, ele se apresenta como “deputado estadual mais votado da história de Minas Gerais com 637.412 votos”. Ele tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido.
Carlos Viana (Podemos)
Senador por Minas Gerais, ele se apresenta como cristão, jornalista e professor e destaca ter sido “premiado um dos 5 melhores senadores do Brasil”

Duda Salabert (PDT)
Deputada federal por Minas Gerais, ela se apresenta como professora de literatura e vegana.

Fuad Noman (PSD)
Atual prefeito de Belo Horizonte, ele se apresenta como economista, autor de “O Amargo e o Doce”, “Cobiça” e “Marcas do Passado”, e “mineiro de Belo Horizonte, avô de 4 netos”.
Gabriel Azevedo (MDB)
Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, ele se apresenta como “de Belo Horizonte, da Dona Carminha e do Seu Gilson”.

João Leite (PSDB)
Ex-deputado estadual de Minas Gerais, ele se apresenta em sua conta como “Consultor MTC Multimodal Caravelas”. Tem o apoio de Aécio Neves, ex-governador do mesmo partido.
Luísa Barreto (Novo)
Secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, ela destaca ser Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) pela Fundação João Pinheiro. Tem o apoio do governador Romeu Zema, do mesmo partido.

Mauro Tramonte (Republicanos)
Deputado estadual, ele se apresenta como presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da ALMG e apresentador do Balanço Geral.

Paulo Brant (PSB)
Ex-vice-governador de Minas, ele se apresenta como “engenheiro, economista e professor” e relembra outros cargos que ocupou: secretário de Cultura, diretor do BDMG e presidente da Cenibra.
Rogério Correia (PT)
Deputado federal, ele destaca ser vice-líder do Governo Lula e ter sido “eleito por 185.918 mineiros e mineiras”. Ele tem o apoio do presidente Lula, do mesmo partido.
Wanderson Rocha (PSTU)
Ele se apresenta como militante do PSTU, professor, pedagogo pela Faculdade de Educação da UEMG e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Ouça a rádio de Minas