Política

Eleições 2026: agenda de Lula prioriza capitais do Sudeste e Nordeste

Região mais populosa do País, Sudeste reúne importantes redutos eleitorais, considerados estratégicos para as campanhas presidenciais
Eleições 2026: agenda de Lula prioriza capitais do Sudeste e Nordeste
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) priorizou capitais do Sudeste e do Nordeste nas viagens oficiais nos três anos do atual mandato. Levantamento da plataforma de transparência Fiquem Sabendo feito a pedido da reportagem mostra que, juntas, as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo foram as mais visitadas.

Foram mais de 40 viagens durante o atual mandato, com cerca de 20 no Rio e 25 em São Paulo. A reportagem desconsiderou vezes em que o presidente usou as cidades como escala para voos ao exterior.

Além de ser a região mais populosa do País, o Sudeste reúne importantes redutos eleitorais, considerados estratégicos para as campanhas presidenciais.

Lula foi a Belo Horizonte oito vezes em seu terceiro mandato. O presidente esteve mais duas vezes em outras cidades de Minas Gerais, região em que o petista ainda busca um cabo eleitoral para a eleição deste ano. O Estado é governado por Romeu Zema (Novo), opositor declarado de Lula.

O Planalto afirma que as agendas presidenciais são planejadas com base nas entregas de obras e serviços, na população atendida e nos cronogramas dos órgãos do governo.

“A região Sudeste se destaca naturalmente por concentrar a maior população do País [cerca de 40%]. No caso do Nordeste, a região tem o maior número de estados [nove de 26] e, portanto de capitais”, diz o governo, em nota enviada à reportagem.

O Sudeste tem cerca de 40% da população do País. O Nordeste tem nove capitais, o Norte, sete; Centro-Oeste, três; Sudeste, quatro; e Sul, três.

Belém, sede da Conferência Climática da ONU (COP30) em 2025, foi a terceira capital mais frequentada pelo presidente, com 12 passagens. Na região Norte, a cidade é seguida de Manaus, com três, Boa Vista (RR) e Macapá (AP), com duas visitas cada, e Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), com apenas uma.
O presidente chegou a cumprir agenda em um município de Tocantins, Araguaína, mas sem ter atividades em Palmas. Na cidade, ele inaugurou a ponte Xambioá, que conecta Araguaína a São Geraldo do Araguaia (PA).

Durante a presidência de Lula, a Prefeitura de Palmas esteve sob o comando de dois nomes: Cinthia Ribeiro (PSDB) e Eduardo Siqueira (Podemos), atual gestor. Procurada, a gestão municipal não comentou.
Cidades e estados das principais bases políticas de Lula tiveram número considerável de visitas. Foi o caso de Pernambuco, onde tem o apoio tanto do governo estadual, sob o comando de Raquel Lyra (PSD), quanto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), capital onde esteve dez vezes ao longo do mandato.
Em maio do ano passado, o presidente verbalizou a intenção de intensificar a quantidade de viagens pelo País, o que de fato ocorreu. Dos três anos de mandato, 2025 foi aquele em que o presidente fez mais viagens, ao menos 146.

Reportagem distribuída pela Folhapress

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas