Prefeito Fuad Noman diz que está com câncer, mas que irá manter cargo e pré-candidatura à PBH

O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (4), que foi diagnosticado com câncer. O prefeito, que até então, é pré-candidato à reeleição, já passou por uma cirurgia, mas terá que se submeter ao tratamento oncológico, que inclui quimioterapia.
Durante pronunciamento pela manhã, ele informou que continua no cargo e também na disputa pela PBH:
“Continuarei a ter o meu cargo de prefeito de Belo Horizonte da mesma forma que fiz até agora: trabalhando muito e aparecendo pouco. Continuarei sendo pré-candidato à reeleição, da mesma forma que planejei antes: trabalhando na prefeitura, ou como eu gosto de dizer, ‘prefeitando’, de segunda a sexta-feira e fazendo a campanha nos finais de semana”.
“O que deve mudar é que meu cabelo vai cair e eu vou perder peso”, completou Fuad.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Diagnóstico é de ‘pequeno linfoma’
Segundo o prefeito Fuad Noman, que está com 77 anos, o câncer, na região abdominal, foi descoberto durante exames de rotina realizados recentemente.
“Durante alguns exames de rotina que realizei recentemente, foi detectado um pequeno linfoma não Hodgking. Passei por um procedimento cirúrgico muito bem sucedido e dei início imediatamente ao tratamento”.
Segundo o chefe do executivo municipal, ele foi tranquilizado por seu médico com um prognóstico positivo em relação ao sucesso do seu tratamento.
“Tomei essa decisão [de continuar no cargo e na pré-candidatura] depois de conversar também com o meu médico, que me tranquilizou ao mostrar o excelente prognóstico do sucesso do meu tratamento”.
Noman era vice de Alexandre Kalil e assumiu a prefeitura de Belo Horizonte em 2022, quando Kalil renunciou para disputar o governo de Minas Gerais.
Nas últimas pesquisas eleitorais, ele vem pontuando na faixa dos 9%, atrás de candidatos de direita, como Mauro Tramonte (Republicanos) e Bruno Engler (PL).
Zema, Pacheco e Silveira se solidarizam
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), postou uma mensagem de solidariedade em sua conta oficial no X:
“Desejo rápida recuperação ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, durante seu tratamento de saúde. Estamos todos unidos, com pensamento positivo e orações para que possa superar essa batalha. Força, prefeito”.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD), colega de partido do prefeito, prestou solidariedade ao chefe do Executivo municipal por meio de nota:
“Presto minha solidariedade ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e desejo a ele uma recuperação completa e célere em relação ao tratamento da doença. Neste momento, divido com os familiares, amigos e admiradores do prefeito a torcida pelo seu pronto restabelecimento para que ele continue o grande trabalho realizado na administração da capital mineira”.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também do PSD, divulgou uma mensagem em sua conta oficial no X:
“Expresso meu apoio e solidariedade ao amigo e prefeito da nossa capital Fuad Noman. Deus te dará toda força para superar esse desafio. Continue entusiasmado, forte e competente para continuar, como você mesmo disse, “prefeitando” por nossa BH. Conte comigo e com a família PSD”.
Presidente do PSD mineiro, o deputado estadual Cássio Soares também prestou solidariedade a Fuad Noman e reforçou o apoio do partido à pré-campanha do prefeito.
“As indicações médicas recomendam que ele não precisa interromper suas atividades profissionais. E nós estamos ao lado dele, para fazer uma boa gestão em Belo Horizonte, para enquanto pré-candidato à reeleição também poder fazer um bom trabalho e vencer, conforme a vida dele ele vem vencendo as etapas e os desafios que a vida o impõe”, declarou.
O ex-governador de Minas Gerais Antonio Antastasia, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), também postou a respeito:
“Envio o meu abraço afetuoso ao prefeito e amigo Fuad Noman pela manifestação sincera e corajosa. Sei que enfrentará essa doença com a mesma coragem e galhardia com que sempre encarou os desafios da vida. Desejo pronta recuperação. Conte, também nesse momento, com o apoio e a força de sua família e amigos.”
Ouça a rádio de Minas