Política

Gasmig nomeia novo presidente; conheça os membros da Diretoria Executiva

Conselho de Administração da companhia também nomeou um novo Diretor Administrativo; saiba mais
Gasmig nomeia novo presidente; conheça os membros da Diretoria Executiva
Carlos Ivan Camargo de Colón foi nomeado o novo Diretor-Presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig. Foto: Gasmig / Divulgação

A Companhia de Gás de Minas Gerais, Gasmig, agora possui um novo Diretor-Presidente. Em fato relevante divulgado na última quinta-feira (25), a Gasmig informou que Carlos Ivan Camargo de Colón foi nomeado para o cargo, em substituição a Gilberto Moura Valle Filho, que ocupava a função desde junho de 2022.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da companhia, que é controlada indiretamente pelo Estado de Minas Gerais, e tem como principal acionista a Cemig, com 99,6% da sociedade.​​

“A Companhia e seu Conselho de Administração agradecem ao Sr. Gilberto Moura Valle Filho pela dedicação e relevantes serviços prestados em prol da Companhia e de todos os seus colaboradores”, disse o comunicado.

Quem é Carlos Ivan Camargo de Colón

Conforme divulgou a Gasmig nesta quarta-feira (31), por meio de sua assessoria de imprensa, Carlos Ivan Camargo de Colón é administrador “com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado, com foco nas áreas de energia e agronegócio”. Ele é formado em História (Bachelor of Arts) pela Columbia University, de Nova York.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Sua carreira começou no banco de investimento Morgan Stanley. Em seguida, ele passou 14 anos no UBS, onde trabalhou com fusões e aquisições e mercado de capitais.

Também foi membro do Conselho de Administração da Bioceres Crop Solutions, multinacional líder em microbiologia agrícola, listada na Nasdaq (EUA). Com vasta experiência internacional, ele já atuou na Argentina, Estados Unidos, Grã-Bretanha e nos Emirados Árabes.

Sua experiência anterior à Gasmig foi como Diretor Presidente e Conselheiro na Sulgás, empresa de distribuição de gás canalizado do Rio Grande do Sul, onde liderou o processo de privatização e a transição pós-privatização.

Antes de ser eleito Diretor-Presidente, ele já era membro do Conselho de Administração da Gasmig – função que continuará exercendo.

Colón também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral e do Conselho de Administração da Fundação Cruz de Malta.

Mais mudanças na Diretoria Executiva da Gasmig

Além da nomeação de Colón para o cargo de Diretor-Presidente da Gasmig, o Conselho de Administração da companhia também nomeou um novo Diretor Administrativo, Carlos Eduardo de Moraes Barros Junior, para ocupar o lugar de Marcos Montes.

Montes, que foi deputado-federal e ministro no governo Bolsonaro, assumiu o cargo de vice-presidente executivo da Cemig dias antes.

Esta é, agora, a nova formação da Diretoria Executiva da Gasmig:

  • Diretoria da Presidência: Carlos Ivan Camargo de Colón
  • Diretoria Administrativa: Carlos Eduardo de Moraes Barros Junior
  • Diretoria de Relações Institucionais: Alessandro Marques
  • Diretoria Financeira e de Relações com Investidores: Carlos Eduardo de Moraes Barros Junior
  • Diretoria Técnico-Comercial: Rodrigo Solha Pazzini de Freitas‌

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas