Política

Levantamento do volume de cargas viabilizará ferrovia Bahia-Minas

A ferrovia terá aproximadamente 491 quilômetros de extensão
Levantamento do volume de cargas viabilizará ferrovia Bahia-Minas
Crédito: Reprodução AdobeStock

Para viabilizar a ferrovia Bahia-Minas está sendo feito um levantamento do volume de cargas que poderá ser transportado na região, segundo o consultor do empreendimento, o ex-deputado estadual João Leite, que também é vice-presidente da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas (Abrafa).

Ele explica que várias entidades estão colaborando para a coleta dos dados sobre o volume de cargas, entre elas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o governo do Estado. “Os dados são bem pulverizados, mas, diante do que já foi levantado, só a madeira já viabiliza a ferrovia. É mais uma segurança para os investidores”, diz.

O consultor acrescenta que o frete ferroviário é menor na comparação com o rodoviário. “Sem contar a questão da emissão de carbono, pois a ferrovia é ambientalmente muito melhor do que a rodovia”, destaca. Para ele, a ferrovia é fundamental para a logística do País e seria uma boa opção para as exportações das frutas do projeto Jaíba — iniciativa cujo objetivo é transformar a região em um grande polo de agricultura irrigada, abrangendo os municípios de Jaíba, Matias Cardoso, Janaúba, Manga, Itacarambi, Januária e Verdelândia.

Leite ressalta que o desafio é que o empreendimento é multimodal, contemplando ferrovia, porto e aeroporto. Ele conta que o projeto da Multimodal Caravelas (MTC) S.A conta com a licença prévia do porto de Caravelas, no Sul da Bahia. No caso da ferrovia, que deve ter 491 quilômetros de extensão, a empresa tem a autorização.

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Ele explica que já existe o projeto conceitual e que é necessário viabilizar o projeto de engenharia da ferrovia, o que deve acontecer até o fim deste ano. “Temos que apresentar três traçados para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)”, diz.

Também está incluído no empreendimento multimodal o aeroporto de Caravelas, criado pelo governo brasileiro em acordo com os norte-americanos, durante a Segunda Guerra Mundial, além da implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). “Estamos aguardando o governo da Bahia com relação ao aeroporto”, conta.

Leite conta que está marcada uma reunião em Brasília nesta terça-feira (15) com a ANTT que deve contar com a presença do secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, do Ministério dos Transportes.

Bahia-Minas: ferrovia com história 

A estrada de ferro Bahia-Minas, imortalizada na canção “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento, foi criada em 1881 em parceria entre os dois estados e desativada em 1966 por não garantir mais o lucro esperado no transporte de madeira e café. 

Anos depois, no fim de abril de 2023 foi realizado o lançamento do Projeto Logístico Caravelas (Ferrovia Bahia-Minas), no município de Caravelas, no litoral-Sul baiano. Na ocasião foi feita a assinatura do contrato de adesão e lançamento do marco inicial do projeto pela empresa MTC, na praça principal de Ponta de Areia. Na época foi divulgado que o investimento previsto na ferrovia Bahia-Minas é da ordem de R$ 8 bilhões.

Criada em 2017 e com sede na capital mineira, a MTC recebeu a autorização para a construção e exploração da estrada de ferro pelo prazo de 98 anos. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em fevereiro daquele ano.

De acordo com informações da empresa, o projeto logístico deve impactar positivamente as regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, em Minas Gerais, além do sul da Bahia e norte do Espírito Santo. 

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